7 inspirações {3}: jardins verticais

7 inspirações {3}: jardins verticais

Oi, gente!

O assunto de hoje foi pedido por uma leitora na fan page (se você ainda não curtiu, tá esperando o quê? Vai lá: minhacasaminhalida). Eu fico muito feliz quando tem participação dos leitores! É um incentivo e uma mostra da confiança de quem acompanha o MCML. Obrigada! <3
Mas eu preciso confessar que jardinagem não é meu forte. Esses dias, plantei minha primeira suculenta e tô até agora na expectativa, porque não sei se fiz certo haha! Mas fiz uma pesquisa sobre os jardins verticais, fui conversar com uma profissional, e aqui está o resultado. Quem tiver dicas, ideias, sugestões, comente que eu atualizo o post. Conto mais uma vez com a sua participação!

Jardins verticais… Eles são ótimos pra aproveitar espaços pequenos, mas também ficam incríveis em ambientes grandes (são democráticos). Eles podem ser apenas de plantas verdes como também com flores (são versáteis). Alguns modelos exigem que a parede seja quebrada e outros se sustentam em simples garrafas PETs (são adaptáveis). Enfim, não faltam elogios pro jardim vertical. E pra que você possa ter um deles na sua casa, seja ela uma humilde residência sem sacada ou uma mansão com campo de golfe, aqui vão 7 inspirações + dicas (tem até tutorial!).

(imagem)
(imagem)

Um jardim vertical com flores pra gente começar alegremente nossas inspirações (no final do post coloquei algumas sugestões de flores e de plantas que ficam bem na vertical).
Repara na base do jardim, no chão: ele não está preso na parede. Foi feita uma estrutura de madeira pra acomodá-lo criando a sensação de parede: um jeito de separar os ambientes, dar privacidade à área que parece ser da piscina e ainda embelezar.

(imagem)
(imagem)

No link da imagem acima (é só clicar na legenda que você vai pra página de origem da imagem) tem a explicação de como esse jardim foi construído.
Mais um exemplo de jardim vertical que não precisou quebrar parede. Esse usa vasinhos de cerâmica, que podem ser trocados por de plástico (pra ficar mais leve). Ainda dá pra, do lado de lá da tela, colocar uma trepadeira, tipo hera – algumas folhas vão vazar pelos furinhos, criando uma parede verde. Se a ideia for integrar os ambientes, melhor não colocar nada (até porque tá bem bonito assim).

(imagem)
(imagem)

A mistura de cores e comprimentos é o que dá charme a esse modelo de jardim vertical.
Tem palete sobrando aí? Construa um jardim nele! Pra conseguir esse visual da imagem é preciso instalar o palete na parede e planejar a irrigação, os adubos, a manutenção da madeira, essas coisas (no fim do post tem umas dicas sobre isso). Sempre que você for misturar plantas em um jardim vertical tem que cuidar pra colocar plantas com necessidades parecidas (quem gostem da mesma quantidade de água, de adubo, essas coisas).

(imagem)
(imagem)

Eu sou uma “suculover”, e você?
Também preso na parede, o jardim vertical de suculentas pode ser mais raso do que um palete. Existem grades específicas pra ele, mas você pode fazer em casa usando telas de arame e uma estrutura tipo caixa com moldura. Dentro da caixa você coloca os substratos, então coloca a tela e “fecha” com a moldura. Aí é só encaixar as suculentas pelos buraquinhos. Como elas gostam de menos água, não precisa do sistema de irrigação.

(imagem)
(imagem)

Outro jeito de verticalizar o jardim usando a parede.
Tem pra todos os gostos, né, gente? Jardim vertical é realmente democrático. Com algumas ripinhas, uma furadeira e uma paredona livre você transforma o ambiente de forma inesperada. As caixinhas de madeira que servem como vasos podem ser substituídas por canos PVC pequenos.

(imagem)
(imagem)

Garrafas PET! A-há! Você pensou que eram lixo, né?
Com as PETs dá até pra fazer horta pra cozinha do apartamento, porque são pequenas e fáceis de manusear, além de que todo mundo tem acesso a elas. Mas como elas são realmente muito pequenas, caso você queira cultivar mais de uma coisa na mesma garrafa, escolha plantas/hortaliças que não briguem entre si (porque rola uma rivalidade nervosa no reino vegetal que pode colocar em risco todo o ecossistema da sua horta. Não tô exagerando). Também tem que prestar atenção no escoamento da água: é só fazer uns furinhos no fundo da garrafa.

jardim vertical 5

Faltou espaço? Com um cantinho já dá pra fazer esse jardim vertical. Ideia boa de copiar!
Algumas plantas são pequenas por natureza, então se adaptam melhor a vasinhos menores. Mas também é possível cultivar miniaturas. Pesquise antes pra não ter decepções. E repare que dentro dos potes têm pedrinhas e muita água – ou seja, não é só terra e areia.

Aqui tem um vídeo bacana da Casa.com.br no qual a jornalista Carol Costa mostra como se monta um jardim vertical (e abaixo do vídeo tem dicas da proprietária de uma floricultura sobre quais plantas são melhores para climas quentes).


DICAS:

– escolha plantas que tenham o temperamento parecido – que gostem da mesma quantidade de água, de sol e de determinado clima, porque assim todas ficarão bonitas sempre. Do contrário, não terá como agradar uma espécie e deixar a outra de lado (não dá pra separar).
– conversei com a proprietária de uma floricultura e ela deu algumas sugestões de plantas que aguentam bem o sol intenso. Quem prefere flor, pode apostar no gerânio e na onze horas; quem gosta de verde deve investir em clorofito, lambari (judeu-errante) e aspargo. Se o seu jardim for na sombra, então samambaias e bromélias ficarão lindas!
– caso você queira fazer um jardim “embutido”, daqueles na parede, você precisará de um sistema de irrigação com encanamento próprio. Com cano PVC furadinho e uma mangueira você mesma consegue fazer. (aqui tem mais dicas sobre isso: “como regar um jardim vertical”).

Faltou falar alguma coisa, gente? Qualquer dúvida, deixe um comentário que vou atrás de mais informações, combinado?

Até a próxima,
Mari.

Anúncios

6 comentários sobre “7 inspirações {3}: jardins verticais

  1. Amo jardins verticais! É uma forma de trazer verde, principalmente pra quem mora em apartamentos, sem comprometer tanto o espaço disponível, que é bem limitado muitas vezes. Gosto muito de jardins com vasinhos mas confesso que às vezes, não tenho muita paciência de ficar regando de um por um hahahaha
    Bjos!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s