Receita: massa fácil pra torta

Receita: massa fácil pra torta

Oi, gente!

Torta, quiche, empadão… eu adoro tudo isso! E eu achava que era tão difícil de preparar… #sabedenadainocente
A massa que vou ensinar hoje leva só 4 ingredientes, demora 1h20 pra ficar pronta e pode ser usada com recheios doces e salgados.

Ingredientes:
2 xíc. farinha de trigo
1 col. fermento químico
1/2 cxa. creme de leite (um pouco mais da metade, na verdade)
4 col. margarina (derretida por 30 segundos no micro-ondas)

Processed with Moldiv
1. Com um garfo, misture todos os ingredientes em uma tigela. 2. Quando chegar num ponto mais consistente, deixe o garfo de lado e amasse com a ponta dos dedos. 3. A massa tem que ficar homogênea e bem leve. É uma delícia de mexer haha

Depois disso a massa precisa descansar por 30 minutos – é o tempo de você preparar o recheio (mais abaixo explico a base que eu uso pro recheio).

30 minutos depois… hora de abrir a massa direto na forma que vai ao forno. Prefira uma com fundo removível ou forre a forma comum com papel manteiga, deixando sobrar um pouco pelas laterais.
Não tem segredo pra abrir a massa: é só ir apertando com a palma da mão, fazer uma borda com cerca de 3 dedos e não deixar furos.
Leve-a ao forno pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar em 200°C.

massa torta lombinho
Massa simples e rápida que pode ser usada para tortas e quiches salgadas e doces. O recheio da foto é lombinho com parmesão.

20 minutos depois… despeje sobre a massa dourada o recheio e espalhe pra ficar bem distribuído. Volte ao forno por mais 10 minutos.
Obs.: se você for servir a torta na hora, coloque sobre o recheio, antes de voltar ao forno, duas claras batidas em neve. Elas vão ficar crocantes e bonitas depois de assadas. Mas se você for servir mais tarde, melhor não usar as claras, porque elas ressecam.

Recheio
Passo a passo da base que eu uso: em fogo alto, refogo uma cebola ralada em 2 col. de margarina, então acrescento o ingrediente principal (ricota, frango, o que for) e alguns extras (tempero, azeitona, milho, orégano, queijo… o que combinar). Mexo até ficar bem sequinho e adiciono 2 col. de farinha de trigo. Vai virar uma coisa só. Vou colocando leite aos poucos (cerca de 230 ml) e mexendo. Quando o recheio engrossa, acrescento 2 gemas e o restante do creme de leite usado na massa. Se eu vou colocar requeijão, é nessa hora que eu coloco. Aí desligo o fogo e deixo esfriando até a hora de rechear.

massa torta frango
Torta com recheio de frango com requeijão e cobertura de clara em neve.

Lembretes: a massa não leva sal ou açúcar, por isso capriche no tempero do seu recheio! A forma que eu uso tem 25 cm de diâmetro e rende 8 pedaços do tamanho da foto acima, que é beeem generoso. Dá pra servir com uma salada verde, rodelas de tomate e um suco gostoso.

Deu até água na boca, gente!

(mande fotos da sua torta para minhacasaminhalida@gmail.com, para a fan page Minha Casa, Minha Lida ou me marque no Instagram: @marianagatzk)

Até a próxima (vamos falar sobre jardins verticais!),
Mariana.

Anúncios

10 comentários sobre “Receita: massa fácil pra torta

  1. Mari, perai que estou em choque. Mão de vaca????? Como assim???? To passada!!! Eu sou super gastadeira…kkkkk

    Armário pequeno???? :O Em casa divido o guarda roupa com a minha mae, são seis portas e a coitada tem só meia porta….kkkkk isso porque as minhas ja estão cheias….Ontem fui ao shop e comprei umas peças novas que estavam em promo, vou postar hoje mais tarde……Queria ser assim, mão fechada……beijos

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s