Gourmet: antes e durante as compras de mercado

Gourmet: antes e durante as compras de mercado

Oi, gente!
Vamos às compras nesse final de semana? No post de hoje, que entra na categoria Gourmet, porque faz parte da nossa sequência de aprendizado pra mandar bem na cozinha, veremos dicas que nos ensinam a comprar com consciência sustentável e disciplina financeira. Todo mundo sai ganhando.

Estoque
Você sabe o que tem na sua despensa? E na geladeira? Se não sabe, imagino a correria na hora de ir às compras pra conferir tudo com pressa, sem olhar no fundo do armário, sem saber exatamente o que é preciso…
Um bom jeito de resolver o problema é usando papel, lápis e fita adesiva. Anote tudo o que você tem na despensa e a quantidade e cole na porta do armário. Conforme tal produto acabar, dê baixa na lista (já mostrei essa ideia aqui). Dá pra incorporar a lista à geladeira, também – por que não? Quanto mais controle você tiver, melhor.

lista despensa (1)

Outra dica: coloque os alimentos que estão próximos de vencer à frente dos demais – e vale um esforço da nossa parte: dê preferência a estes alimentos. Considere que se você não consumi-los eles vão pro lixo junto com o dinheiro que você gastou neles.

Cardápio
Pra que suas compras não sejam sem sentido ou repetitivas, tipo comprar alimentos que não combinam entre si ou comer toda semana a mesma coisa, prepare um cardápio. Com ele você sabe o quê e quanto consome durante o período e tem menos chances de desperdiçar alimento e dinheiro. Procure receitas que te agradam e que levem ingredientes parecidos, assim você pode aproveitá-los. Exemplo: às vezes, um prato pede meia caixinha de creme de leite. Sem ter no que usar a outra metade, o resto do produto, ele estraga (e lá se vai o seu dinheiro). Tendo o cardápio em mãos, você pode incluir outra receita que peça também metade da caixinha de creme de leite, e você aproveita a embalagem toda.

Lista de compras
Obedeça a alguns critérios pra criar a sua lista de compras: coloque no topo o que é realmente essencial e continue com o que é supérfluo. Estabeleça um valor limite a ser gasto. Então, com lista e calculadora na mão, é possível ver quando o limite é atingido – é a hora de parar. Respeite as regras, pois do contrário não adianta criá-las. (chega de se auto sabotar, né, gente?)

lista_de_compras

Analise honestamente cada tópico da imagem acima antes de pensar em fazer compra. Vamos tomar minha vida como exemplo: meu freezer é mini-mini-mini. Adianta eu comprar trocentos quilos de carne, porque estavam na promoção, e não ter onde colocá-los? Não. Adianta eu comprar 50 laranjas, porque gosto da fruta, sendo que eu só como uma por dia? Não. Mas e se eu encontrar aquele chocolate que eu amo tanto e que só existe em determinada cidade, pela qual estou passando em uma viagem, vale a pena comprar algumas caixas? Bom, se a data de validade estiver distante, o preço for legal, por que não?
O que conta é a nossa necessidade, bom senso e uma regrinha de ouro: mais vale o necessário caro do que o desnecessário barato. Chega de jogar dinheiro fora por falta de organização ou por preguiça. Se for preciso, apele pros pensamentos exagerados, porém bem reais: enquanto você desperdiça comida, tem gente que morre por falta dela.
Vamos tentar fazer diferente?

Fonte: Sebastiana Quebra-Galho (35ª edição).

Até a próxima,
Mariana

Acompanhe: Facebook | Pinterest | Twitter | Instagram

Anúncios

4 comentários sobre “Gourmet: antes e durante as compras de mercado

  1. Oi, Mariana, parece bobagem esses toques que vc deu, mas fazem uma baita diferença mesmo. Confesso que tive que aprender a duras penas, depois de bater muito a cabeça…rs! Beijo

    Curtir

  2. Olá Mariana: sou completamente DESORGANIZADA no quesito compras para casa. Tenho até vergonha de confessar…Como não tenho imaginação nem gosto pela culinária,não faço compras de super com gosto. Ou pelo menos foi essa a desculpa que encontrei para me justificar!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s