Gourmet: batata recheada e escondidinho de carne moída

Gourmet: batata recheada e escondidinho de carne moída

Oi, gente!
Receita dois em um, hoje. Quer coisa melhor? Tem não. Na verdade o “dois em um” veio por um erro de planejamento – não meu, mas do site de receitas. Acontece, é claro! E tudo bem, porque assim a gente se beneficia rs!
Primeiro, vamos à Batata Recheada com Carne Moída. Delíciaaa!

batata recheada carne moida

Ingredientes: 

  • 2 batatas grandes;
  • 300 g de carne moída;
  • 1 cebola pequena;
  • 2 tomates pequenos;
  • 3 dentes de alho;
  • 100 g de queijo muçarela;
  • queijo parmesão pra polvilhar (a gosto);
  • azeite, sal e pimenta (a gosto).

Preparo: 
Aqui, tenho dicas do livro Sebastiana Quebra-Galho. Pra fazer as batatas recheadas, primeiro é preciso cozinhá-las. Eu as cozinhei com casca, mesmo. E é aí que entra a dica do livro: quando você cozinha a batata com a casca, a panela tende a ficar escura, já reparou? Segundo o Sebastiana, se você acrescentar três folhas de couve à água a panela não escurecerá. Não custa tentar! E aqui vai mais uma dica: pra que a batata cozinhe mais depressa, fure-a com um garfo. Assim ela cozinhará por igual sem rachar.
Enquanto as batatas cozinham, pique os alhos, a cebola e os tomates. Quanto menorzinho, melhor (pro meu gosto, né). Então doure a cebola e o alho no azeite, acrescente a carne moída e tempere com o sal e a pimenta. A esta altura, as batatas devem estar prontas. Pode retirá-las da panela e confira com um garfo se estão macias.
Nessa hora, ligue o forno em temperatura alta, que mais pra frente vamos usá-lo. Aí tire o miolo das duas batatas e separe-os. Faça isso com cuidado, porque a batata pode quebrar e aí perde a graça. Então não tire muito das laterais pra não correr este risco. Tirados os miolos, é hora de colocar a carne moída e o queijo muçarela. Intercale as camadas, que assim fica mais gostoso e melhor dividido o queijo. Preencha a batata até o topo, acrescente o parmesão e mande pro forno até o queijo derreter. 
Aí é só se deliciar, pois está pronto! E como é gostoso, gente! Faça aí que é muuuito bom!!! E você pode trocar o recheio por frango, por calabresa, por legumes… o importante é agradar o seu paladar!

Agora, o segundo prato:

escondidinho de carne moída

Por que os dois pratos estão juntos? Porque são os mesmos ingredientes. Na verdade, a proporção dos ingredientes que encontrei pra fazer a receita anterior foi excessiva. Enchi as batatas com o recheio de carne moída e ainda sobrou muito! Fora os miolos retirados delas, que ficaram sem utilidade… Por isso, se você quiser fazer somente as batatas recheadas, compre somente 200 g de carne moída, e não 300. Também diminua a quantidade de queijo, de cebola e de alho.
Mas como eu estava numa situação que não dava pra voltar atrás, improvisei: fiz, com as “sobras”, duas porções individuais de escondidinho de carne moída. Amassei os miolos das batatas, “forrei” os potinhos com elas, coloquei queijo e carne moída, tampei com batata e coloquei mais um pouquinho de carne moída por cima, junto com a muçarela e o parmesão. Também coloquei uns minutinhos no forno, pro queijo derreter.
Bem simples, bem rápido, bem gostoso! O Wesley preferiu o escondidinho. Eu, a batata. De qualquer forma, o trabalho pra fazer foi o mesmo. Então, dá pra cada um escolher o seu e preparar na hora, sem problemas.
Gostou? Tá com água na boca? :P 

Bom final de semana,
Mariana

Acompanhe: Facebook | Pinterest | Twitter | Instagram

Anúncios

10 comentários sobre “Gourmet: batata recheada e escondidinho de carne moída

  1. Guria eu adoro os dois, mas tbm prefiro o escondidinho. Nossa me deu uma vontade de fazer, acho que já tenho jantinha para hoje à noite! Com o friozinho que está e um vinhozinho… e Viva o final de semana!

    Bjos e bom final de semana

    Curtir

  2. Oi Mariana,
    Gosto dos dois.
    A minha avó ensinou a colocar um pouco de vinagre para não escurecer a panela…
    Faço sempre, até agora deu certo rs
    bjs
    Ótimo finde!

    Curtir

  3. Que delicia Mari!
    Morri de fome agora! kkk
    Eu faco mto a batata assada pra comer so com manteiga e sour cream; rapido, facil e delicioso!
    Vou ter que fazer o escondidinho, to aguando aqui..rs

    Beijos, bom fds!

    ps: nem vou falar de sumico, ta corrido por aqui -_-

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s