Gourmet: receita de Risoto de Funghi e Gorgonzola

Gourmet: receita de Risoto de Funghi e Gorgonzola

Oi, gente!
Final de semana tá aí com direito a domingão em família e nada melhor do que comer uma coisinha gostosa, curtir um descanso, dar presente pro pai… 
A receita que vou ensinar não é lá muito legal de fazer, pois demora e tem que ficar mexendo sempre, mas fica tããão gostosa, mas tããão gostosa, que dá vontade de fazer uma vez por semana! Dê uma olhada:

risoto_funghi

Risoto de Funghi e Gorgonzola.

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbóreo
2 xícaras de cogumelos frescos fatiados
1/2 xícara de salsinha picada
2/3 xícara de vinho branco
1 xícara de cebola picada
1 xícara de gorgonzola em pedaços
2 tabletes de caldo de legumes
2 litros d’água
1 colher de sopa de margarina
sal, pimenta e queijo parmesão ralado a gosto

risoto_funghi

Usei esse vinho da foto, que estava na promoção no mercado, e achei bem gostoso! Deu pra fazer dois risotos (fiz um de outro sabor outro dia) e ainda bebemos bastante rs!
Antes de ir pro passo a passo, vou fazer uma consideração: eu usei os dois litros de água, como ensina a receita, só que achei demais. Repare na primeira foto como o risoto ficou bem cremoso. Pro meu gosto, ele poderia estar um pouco mais seco. Mas vai do gosto de cada um. É só uma dica!

Preparo:
Coloque os dois litros d’água pra ferver com os dois tabletes de caldo de legumes e o vinho branco. Enquanto isso, em outra panela, refogue a cebola e o cogumelo na margarina por uns dois, três minutos – até a cebola começar a ficar transparente. Então acrescente o arroz arbóreo e mexa pelo mesmo tempo. O caldo, a essa altura, deve estar morno já. Não precisa esperar que ele ferva. Assim que o arroz estiver “frito”, tempere com o sal e a pimenta e vá adicionando o caldo aos poucos, com a ajuda de uma concha. Esta é a parte chata: você tem que mexer, mexer e mexer até o caldo secar, adicionar mais caldo, repetir todo o processo até acabar a água. Demora. É preciso foco! rs
Quando acabar toda a água, acrescente a salsinha, o gorgonzola e mexa pra que o queijo derreta. Aí é só finalizar no prato com o queijo ralado (quem quiser. Eu preferi sem) e está pronto o seu Risoto de Funghi e Gorgonzola :)

risoto_funghi

Wesley adorou e disse que quer comer sempre. Na próxima, vou colocá-lo pra mexer a panela. Justo, né? rs
Quero deixar um beijo pros papais que passam aqui pelo blog! Que domingo seja um dia de muitas alegrias e comemorações :) Se meu pai passar por aqui, vou deixar registrado que te amo, tá, pai? :)

Bom final de semana,
Mariana

Acompanhe: Facebook | Pinterest | Twitter | Instagram

Anúncios

5 comentários sobre “Gourmet: receita de Risoto de Funghi e Gorgonzola

  1. Oi Mariana,
    Mas do que justo rs
    E lavar a louça também!rs
    Deve ficar uma delícia mesmo (sem os cogumelos, rs)
    bjs e parabéns para os pais da sua família.

    Aquele pudim deve ser delicioso mesmo.
    Fique a vontade para colocar receitas por lá!
    Ótimo finde!

    Curtir

  2. Olá Mariana!
    Essa receita deve ficar muito boa mesmo! Se não tivesse tanta preguiça eu faria haha, mas tenho certeza que meu pai iria adorar, então quem sabe eu faça :D
    Não tinha visto que você é de Curitiba! *-* Vizinhas õ/

    Beijokas,
    Ana.
    Nk Cherry

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s