Como tirar cola de adesivo de potes de vidro

Como tirar cola de adesivo de potes de vidro

Oi, gente! Bom dia :)
O assunto de hoje no blog é na verdade um pedido de ajuda. Como você faz pra tirar a cola que resta dos rótulos na embalagem? Geralmente, uso água quente e o papel e a cola saem facilmente, mas encontrei uma cola resistente pra caramba, que me deu muito trabalho e mesmo assim não ficou perfeito.

coladeadesivo

Na imagem acima, o antes e o depois. Dá pra notar na segunda foto que a garrafa ainda tá com aspecto grudento, né?
Primeiro, usei a água quente, como costumo fazer, e nada. Só consegui tirar um pouquinho dos cantos. Então, deixei a garrafa de molho em uma bacia e aí, com a ajuda de uma bucha, consegui chegar ao estado que vemos na primeira foto. Parti pras pesquisas nos blogs e encontrei duas possíveis soluções:

coladeadesivo

Pó de café e acetona. Fui na acetona, nada. Usei um pano de prato velhinho pra tentar tirar, mas não saiu nem cola, nem papel. Com o pó de café tive mais resultado, pelo menos na parte do papel. É preciso molhar o café, fazer uma pasta e espalhá-la com uma leve pressão sobre a superfície. Deve ser ótimo pra fazer esfoliação, porque minha mão ficou super gostosa depois haha!
Com o pó de café consegui tirar 90% do papel. O resto foi com a parte sem serra da faca, morrendo de medo de riscar o vidro. Mas deu certo. Pelo menos o papel saiu todinho, mas a bendita cola é resistente, viu. Tá lá ainda. E olha que depois disso eu ainda fervi a garrafa. A coloquei dentro de uma panela grande com água e deixei no fogo por uns 15 minutos. Continuou igual.
Alguém tem uma solução?

Update: a Betyane deu a dica nos comentários e eu fui correndo testar: querosene!

cola_de_adesivo

Veja como estava antes, com o aspecto grudentinho que comentei acima, e como está agora. O querosene funcionou superbem! Espalhei uma gotinha com um pedaço de papel toalha e foi suficiente pra tirar toda a cola. Aí passei um pouco de detergente com a buchinha do lado amarelo, porque o querosene deixa a superfície um pouco oleosa, e resolvido o problema! Muito, muito, muito fácil! Adorei!
Obrigada, Betyane! :)

Bom final de semana,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

20 comentários sobre “Como tirar cola de adesivo de potes de vidro

  1. Mariana, querosene é muito mais fácil e tira na hora!
    Como o cheiro é forte, passo com um papel toalha e depois jogo fora. Ele é um pouco oleoso, então se sentir necessidade, basta lavar com detergente depois.

    Curtir

  2. Oi, Mariana, nem me passava pela cabeça…Bom saber, porque já peguei vidros mega encardidos, que nem com muito molho e reza brava ficam lisinhos. Beijo e ótima sexta pra vc!

    Curtir

  3. Bah, Mariana, cola em vidro é difícil mesmo. Vou te dizer que a única vez que consegui tirar sem esperniar foi com um solvente de cola. Não que eu tinha ele na bolsa, né, só dei sorte porque meu cunhado me viu penando e disse: “tenta com isso aqui.” :)

    Curtir

  4. Mari! Estes adesivos são irritantes, né? Quando comprei a geladeira veio um enorme grudado na porta e para tirá-lo sem riscar o inox? Juro, passei muita raiva… Tentei milhares de produtos, mas o que mais deu certo foi querosene e água morna. O cheiro é ruim, mas funcionou, ufa! Adorei o post! Bjinhos Rafa Organize sem frescuras!

    Curtir

  5. Oi Mariana,
    Adorei saber.
    Alguns rótulos são quase parte integrante dos vidros.
    Deixava de molho, não conhecia a dica do café, vou testar todas!
    Não gosto muito de mexer com querosene, cheiros fortes me deixam meio alérgica.
    Vamos ver rs
    bjs,ótimo finde!

    Curtir

  6. Oi Mari!

    AMEI a dica!
    Nao tem coisa pra me irritar mais que isso.
    E acetona funciona em alguns vidros (dependendo da cola) mas dps a superficie ficou meio porosa; essa da querosene esta anotadissimo.
    O pior pra mim, eh qdo grudam precos em porta-retratos no vidro… -____-
    Vou procurar querosene aqui pra tirar as manchas de cola de (mtos) porta-retratos aqui em casa.. rs

    Bom fds.
    Beijos

    Curtir

  7. Eu tenho algumas técnicas, mas para quando a garrafa ainda está com o rótulo. Para esta sobra de cola eu realmente nunca testei nada. Já me indicaram usar WD40, que é um tipo de óleo lubrificante bem fininho. Vem em latinhas com spray e a gente usa bastante aqui em casa, mas nunca usei neste tipo de trabalho. Se vc tiver uma latinha aí e quiser tentar é só espirrar na garrafa e deixar agir por uns 15 minutos. Tem que enxaguar em água quente para retirar a gordura.

    Curtir

  8. Sempre deixo o pote “de molho” em água com açúcar. O rótulo sai inteirinho e não deixa cola.
    Funciona também para tirar selos de envelopes (meu pai tinha coleção de selos e me ensinou!), os selos ficam intactos e desgrudam do papel. :)

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s