Como lavar roupas de fio

Como lavar roupas de fio

É só o frio pensar em aparecer, que tiramos do armário as blusas de inverno. Afinal, ninguém quer ficar todo gelado, né? (odeio!) Só que esse tipo de roupa, principalmente as peças de fio, juntam uma bolinha danada, ainda mais durante a lavagem. E, como são mais delicadas do que as peças de algodão, correm o risco de a costura sair do lugar ao bater na máquina.
Antes, eu lavava esse tipo de roupa à mão, como eu já contei aqui, até que uma amiga me ensinou um outro jeito: usando uma fronha de travesseiro.

lavar_roupas (1)

É só colocar a peça a ser lavada dentro da fronha e fechar a entrada. Pra isso, use um barbante ou uma linha, ou até mesmo amarre as pontas da fronha. Só não use fitas coloridas, porque é possível que elas soltem tinta, e aí a roupa mancha. Então, você coloca a máquina na lavagem normal, aquela que você costuma usar, com o sabão de sua preferência. Dica: use uma quantidade a mais de água do que você usa normalmente, que é pra, ao bater, a máquina não ter muita força sobre as peças. E pode pôr mais de uma “trouxinha” ao mesmo tempo. Quando lavo as minhas, coloco umas quatro, mais ou menos.
Ao tirar da máquina, fronha e roupa estão lavadinhas :)

Gostou da dica? Se você tiver outra, me conte, tá?

Mais duas dicas sobre o assunto:
O blog Casa, Coisas e Sabores fez um post que ensina t-u-d-o sobre lavar roupa! E o jornal Gazeta do Povo publicou uma matéria em seu site com dicas sobre aqueles símbolos que ficam nas etiquetas.

Beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

6 comentários sobre “Como lavar roupas de fio

  1. Tenho algumas peças que não cabiam na fronha e acabei optando pelos saquinhos com zíper, que comprei em lojinha popular mesmo. Mas já testei com peças menores e as fronhas foram excelentes! Beijo

    Curtir

  2. Oi Mariana,
    Eu já lavei assim com fronha.
    Mas comprei saquinhos com ziper, furadinhos, não sei se iguais ao da Helka, mas ainda não testei…
    bjs

    Curtir

  3. Normalmento coloco em saquinhos identicos aos dos comentarios acima, nunca experimentei numa fronha, mas gostei da dica, obrigada pela partilha.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    Curtir

  4. Oi, Mariana! Esse truque economiza nossos bracinhos e salva nossos casacos de lã! Os saquinhos próprios são ideais, mas a fronha faz o serviço tão bem quanto, dica aprovadíssima :) Obrigada por indicar o blog! Temos que trocar mais figurinhas sobre a lavagem de roupas…sou psicótica: prezo pela integridade das minhas roupas, fruto do meu suado dinheirinho, hehe. Beijos.
    Adri – Casa, Coisas e Sabores

    Curtir

Gostou? Me conta!