Como fazer: jogo americano

Como fazer: jogo americano

Oi, gente!

Hoje eu tenho um DIY bem bacana pra dividir com você: um jogo americano lavável. A costureira é minha tia Cristina, que fez as peças pra vender no Provence Casa e Café, o antiquário da minha mãe.

jogoamericano
jogo americano à venda no Provence + anéis pra guardanapo

As peças fazem muito sucesso! A gente as usa no balcão e muita gente comenta sobre elas (principalmente as mulheres, claro): falam que são lindos, que são ótimos pela praticidade, essas coisas. E na prática esses jogos americanos são ótimos mesmo: servem como bandeja individual (servimos e retiramos o prato que a pessoa pede usando o suporte, e aí ele já fica sobre a mesa); quando suja, é só tirar a capa e colocar pra lavar (o material dos nossos é bem resistente); também funciona como apoio pra comer no colo no caso de você receber muita gente em casa e não ter lugar na mesa pra todos. Outra vantagem: você pode ter várias capas e um número X de esferas, assim dá pra trocar e sempre parecer que você tem vários.

Vamos ao passo a passo:

jogoamericano5

Você vai precisar de: lâmina de madeira (o número que for fazer pro jogo americano e do tamanho que você achar melhor, mas que seja maior do que um prato), um tecido à sua escolha (de preferência bem resistente), elástico, linha, agulha e tesoura.

Meça o tecido com a esfera. Corte sobrando uns 4 dedos de cada lado, que é pra passar o elástico e a costura, como dá pra ver na imagem abaixo.

jogoamericano6

Primeiro, você costura a ponta, dobrando um dedinho do tecido pra dentro (espaço suficiente pra passar o elástico). Minha tia usou um pedaço de outro tecido pra fazer o acabamento, que poderia ser de outra cor, pra ficar mais divertido, ou da mesma cor, como ela fez, pra ficar mais neutro. Vai do seu gosto.
Depois de passar o elástico pelo caminho que você deixou na dobra, use a lâmina novamente pra poder amarrar e cortar o elástico. É só centralizar a esfera sobre o tecido, dobrar as beiradinhas do tecido por cima da lâmina e então puxar as duas pontas do elástico de modo a deixar o tecido preso à peça de madeira, mas sem que ele fique preso demais, se não fica difícil de retirar o tecido pra lavar ou trocar.
Aí é só dar o nozinho, cortar as pontas do elástico e está pronto!

jogoamericano7

Além de poder lavar o tecido, esse jogo americano tem mais a segurança da esfera. O molho da macarronada de domingo não vai escorrer pelo jogo americano em direção à toalha linda que você colocou na mesa. Não. Ele pode até cair, mas vai parar no jogo americano, porque a lâmina de madeira vai impedir que ele escorra. Sem sujeira na toalha linda, do jeito que a gente gosta.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Mariana

Acompanhe o MCML: Facebook | Pinterest | Instagram

Anúncios

15 comentários sobre “Como fazer: jogo americano

  1. Mariana, que ideia linda, prática, fácil de fazer e baratinha, ainda mais para quem tem um pai que trabalha com mdf e uma mãe que costura, como eu! Quero vários!

    Beijos!

    Curtir

  2. Amanda ficam muit fofos lindos, eu fiz 2 usando papelão e outros usando papel Paraná, os de papelão ficaram com ondinhas, mas mesmo assim eu gosti rsrs.

    Bjs

    Gélia

    Curtir

  3. Adoooorei a ideia, tenho mania de jogos americanos, tenho vários, já fiz de juta, chita, tecidinho provençal, mas nunca pensei nessa ideia, parabéns a titia e obrigada pela dica, bjus Sou fã do seu blog divulgo na lateral do meu

    Curtir

  4. Achei uma graça!!!! Mas acho que eu usaria como sousplat ao invés de jogo americano. Eu gosto muito de colocar os talheres e copos sobre o jogo americano, acho que nesse modelo redondo talvez ficasse meio apertadinho.
    Beijocas!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s