Imagens da semana: pretinho básico

Imagens da semana: pretinho básico

Depois de um intervalinho nas nossas cores por causa do Dia dos Namorados, estamos de volta em grande estilo! A imagem que me inspirou a escolher o preto, nossa cor pra hoje, foi esta aqui:

(imagem)
(imagem)

Pra mim, a harmonização foi perfeita entre as peças, apesar de eu não gostar de rosa. Tendo este ponto de partida, vamos acompanhar o que o preto tem de bom e de ruim a acrescentar ao nosso dia a dia?

(imagem)
(imagem)

Sofisticação, luxo, poder… O preto é elegante por natureza. Se você tem medo de deixar o ambiente pesado demais ao usá-lo, é só maneirar na dose e investir no acompanhamento equilibrado, principalmente com o branco e outras cores claras. E nem pense em deixá-lo de fora, principalmente porque existem soluções que apenas esta cor pode te apresentar, como dar profundidade a uma parede e valorizar uma peça, como vemos na imagem acima. Imagine, por exemplo, que essa parede fosse branca. Perderia um pouco da graça, né?

(imagem)
(imagem)

Por oooutro lado… quando o fundo é claro, é o preto quem se destaca e ganha a nossa atenção. Tem gente que gosta, tem gente que não. Até porque o preto é o queridinho da maioria justamente por ser uma cor discreta. Então, quando neste estado de destaque, pode causar um certo sustinho inicial. A mim agradou a estampa na parede e também gostei do peso que o amarelo teve na composição.
Investir nos detalhes em preto é uma maneira de garantir que sua presença não se torne exagerada, pois isso acenderia seu lado negativo, que transmite melancolia, tristeza, confusão… Ui! Deixe isso pra lá, né?

(imagem)
(imagem)

É engraçado pensar como nossos olhos nos enganam com relação. Repare como o preto nem mesmo parece uma cor, não é? Por isso, ele combina tão bem com tudo. Aliás, mais do que combinar, o preto serve como ponto de união, suavizando o peso do colorido excessivo. 
Se apesar da dica dos detalhes você quiser usar o preto em uma área grande, como uma parede, por exemplo, o ideal é que o ambiente seja bem iluminado, pois assim é possível diminuir o efeito negativo da cor. Você ganha profundidade e elegância sem pesar.

(imagem)
(imagem)

Uma associação bem comum ao preto é a de que ele seria meio masculina, assim como os demais tons escuros. A verdade é que tudo depende da harmonização com as demais cores do ambiente e também do estilo da decoração. Uma mulher que opte por usá-lo no quarto, por exemplo, não deixará obrigatoriamente de fora o clima feminino do espaço. Basta procurar o elemento correto e reviver o que se deseja atingir.

(imagem)
(imagem)

Achei tudo tão lindo, que queria colocar mais mil imagens hahaha! Mas a primeira continua sendo minha preferida… acho que em homenagem a ela farei um post sobre o rosa, semana que vem. O que acha?

Fonte: Significado das cores.

Ótima semana pra você,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

18 comentários sobre “Imagens da semana: pretinho básico

  1. Bom dia, Mariana! Há um tempo atrás, tinha um certo receio do preto, até elegê-lo como a cor para os móveis do quarto do meu filho. Como as paredes são claras ( azul clarinho ) e o ambiente tem muitos elementos coloridos, o preto não pesou nada e combina com tudo. Linda seleção de fotos! Beijo e boa semana.

    Curtir

  2. Eu acho que TODO ambiente deveria ter um toque de preto! Ele ajuda a “ancorar” a decoração. Veja que mesmo no estilo escandinavo, que é super clarinho, o preto está sempre presente!

    Curtir

    1. O estilo escandinavo é lindo, né, Debora? Eu gosto bastante! Só tenho dó quando o piso é claro, porque me parece que vai sujar a qualquer momento. Já o preto, adorei seu pesinho nas imagens que encontrei.
      Um beijão!

      Curtir

  3. Oi Mari! Adorei seu blog! Gostei muito da primeira (com o desenho de Picasso) e da última imagem, com o papel de parede destacando a cabeceira. Ficou super chic mesmo! Tenho um pouco de receio de usar o preto na decoração justamente por conta do ar “pesado” que pode acabar aparecendo se errarmos na mão. Mas gostei muito da sua sugestão de usar em um detalhe ou outro! Vou prestar mais atenção nos acessórios decorativos nesta cor!
    Beijocas!
    nemromeunemjulieta.wordpress.com

    Curtir

    1. Acho que todos nós temos um pouquinho de medo de exagerar na dose quando o assunto é o preto, né? Mas com cuidado dá pra usá-lo de forma bem linda!
      Que bom que você gostou :)

      Curtir

  4. A imagem que eu mais gostei foi a do banheiro amarelo. O preto não é a minha cor preferida, o meu queridinho é o cinza, mas eu até teria uma parede preta, se eu tiver com o que dosar.
    A Manu, do Casa da Id&a recentemente fez uma postagem sobre preto, você viu? Achei bem interessante, porque vocês usaram imagens diferentes e fizeram uma abordagem bem diferente.
    Beijos.

    Curtir

  5. Oi Mariana,
    Gosto muito do preto na decoração, elegante e por aqui também tenho.
    Eu ão sou fã do rosa, rs mas fiz um post sobre ele por lá.
    Gosto de cores mais vivas.

    Ah, você participou do sorteio sim, SORTEIO 02 :)
    Entre 1 e 103, seu número era o 92.
    Aquela lista é só do SORTEIO 1/top comentaristas

    bjs,ótima semana
    Farei outro sorteio relâmpago rs

    Curtir

  6. Mari, simplesmente amo preto na decoração, pode ser nos móveis, na parede, nos objetos, … E misturado com uma cor alegre como o amarelo, berinjela e o rosa (imagem 1 ) fica mais do que perfeito. O neutro X ousadia, amo! Adorei as imagens, me inspirou muito! Bjinhos Rafaela Organize sem frescuras!

    Curtir

    1. Oi, Rafa!
      O preto, quando destacado, fica lindo, né? Eu prefiro quando ele é usado com imagens alegres, como você disse, do que quando é a maioria, na parede, por exemplo.
      Um beijo!

      Curtir

Gostou? Me conta!