Sexta-gourmet: ingredientes indispensáveis

Sexta-gourmet: ingredientes indispensáveis

Prometido na semana passada, hoje começamos nosso guia de chef amador. Como eu gosto de começar tudo beeem do começo, o primeiro post não poderia ser outro: quais são os ingredientes indispensáveis em qualquer cozinha? 
Tô falando daqueles capazes de realizar milagres, sabe? Aqueles ingredientes que só precisam de um acompanhamento pra salvar a noite. Quais você acha que são?
Vamos começar pelos básicos, os que servem realmente como base dos pratos, como o arroz e a massa.

(imagem)
(imagem)

1. Arroz: este cereal é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Resistente, se bem guardado, ele pode durar por bastante tempo no armário, ainda cru (vamos ver qual a melhor maneira de armazená-lo, num próximo post). Além de ser preparado como arroz branco (ou colorido, se você quiser, com brócolis, cenoura, milho, pedacinhos de bacon, linguiça, carne seca, etc.), também fica ótimo como sopa, bolinho, doce e até macarrão – tudo depende dos demais ingredientes usados na receita. Por isso, o arroz é fundamental em qualquer despensa!

(imagem)
(imagem)

2. Massa: pode ser de pizza, de lasanha, de gnocchi… não falta opção quando se procura por massa no supermercado. Com elas, é possível fazer inúmeros pratos – e o melhor é que, geralmente, eles são bem práticos! Mas, pra se ter em casa como indispensável, vamos considerar o macarrão comum (aí você vê qual prefere, se o de ovos, o de sêmola, o caseiro, etc.). O macarrão tem uma vantagem grande sobre o arroz no quesito tempo de preparo: em 15 minutinhos (no máximo), ele está pronto. Perfeito praqueles momentos de fome imediata. Aí, pra variar no sabor, dá pra fazer macarrão alho e óleo, com molho branco, com molho bolonhesa, à carbonara, pizzaiolo… E todo mundo adora, das crianças aos adultos! Então pode anotar na lista de compras: macarrão.

Tendo estes dois ingredientes em casa, você tem a base pra infinitas delícias. Se faltar criatividade, é só pesquisar! Já mostrei um aplicativo bem legal aqui, mas dá pra procurar direto na internet, em sites como o Cozinha para 2, Panelinha, Pitadinha, Tudo Gostoso, Mais Você… E tem que saber, gente, que nem sempre a receita dá certo na primeira vez. É super normal errar. SUPER!!! Mas, com as dicas aqui no MCML, espero que os erros sejam menos frequentes e que a vontade de tentar aumente a cada sexta-feira! <3
Com a base pronta, precisamos pensar em como deixá-la mais gostosa. Pra isso, vamos ao nosso segundo grupo de ingredientes indispensáveis: os temperos.
Antes, quero dizer que aos poucos vou mostrando melhor cada ingrediente destes, que é pra conhecermos bem suas propriedades, as harmonizações mais agradáveis, as utilizações não recomendadas, essas coisas. Hoje, vamos apenas apontar aqueles ingredientes que devemos sempre ter em casa, tá bom?

(imagem)
(imagem)

3. Azeite: tá, ele não é tempero, mas vai entrar aqui nesta categoria, tá? rs Além de dar muito sabor a qualquer coisa, o azeite faz bem à saúde (na medida certa, é claro!). Escolher o azeite de oliva correto é um trabalho importante, porque sua qualidade é determinada por alguns fatores. Mas, pra hoje, basta saber que ele precisa ter espaço garantido na sua casa, já que vai bem em saladas, peixes, macarrão, pizza e muito mais coisas.
4. Alho e cebola: em casa, eu uso essa dupla em quase tudo o que preparo na cozinha. Entre si, alho e cebola se harmonizam superbem! E, na quantidade certa, não roubam o sabor do prato, e sim o complementam. Você pode usá-los na carne, no peixe, no arroz, no macarrão (mais o alho, neste caso), no molho… enfim, são indispensáveis, sem dúvida! 

(imagem)
(imagem)

5. Sal e pimenta: não sei você, mas eu acho que comida sem sal realmente vale a expressão. Não tem graça, né? Claro que sal em excesso faz mal e a gente tá careca de saber disso. Mas uma pitadinha já é capaz de dar um novo sabor a um prato. A pimenta também é assim, apesar dela ser menos usada nas refeições preparadas em casa. Pois trate de arrumar um espacinho pra ela ao lado do sal, porque a pimenta também é um ingrediente indispensável, sim! Eles temperam saladas, carnes, molhos, acompanhamentos, tudo!!!
Pra finalizar, vamos ao grupo dos acompanhamentos fundamentais. Aqueles ingredientes que nem sempre estão no cardápio de todo dia, mas que exigem lugar garantido na lista de compras.

(imagem)
(imagem)

6. Ovos: por que não podem faltar? Porque eles são muito versáteis! Incluí-los na alimentação diária não é muito saudável, mas a verdade é que eles são um super quebra-galho! Você pode fazer ovo mexido, ovo frito, ovo cozido, ovos beneditinos, omelete… Isso sem contar que misturá-los a outros ingredientes quase sempre é sinônimo de sucesso. Ovo + chocolate = mousse. Ovo + farinha = massas. Ovo + chocolate + farinha = bolos. E por aí vai. Ainda dá pra separar a gema da clara e encontrar mais mil utilidades. Vai por mim: separe o espaço deles no carrinho de compras.

(imagem)
(imagem)

7. Pão: outro quebra-galho! O pão é praticamente uma refeição completa, mas também é muito útil como acompanhamento no caso de sopas, por exemplo, molhos… Tendo pão em casa você pode transformá-lo em torta, em pudim, em sanduíche, num pãozinho torrado com manteiga, num pão com azeite e sal, pão com açúcar torradinho… dá pra fazer farinha de rosca, torradinha, pizza de pão… entendeu, né? rs Pão é mil e uma utilidades! Tenha sempre!

(imagem)
(imagem)

8. Queijo: por fim, meu preferido, o queijo. Amo de paixão! Como queijo todos os dias e nunca enjoo! Queijo é das coisas mais versáteis da culinária, eu acho. Você pode comê-lo no lanche, no café da manhã, no almoço, na sobremesa, no macarrão rapidinho, no omelete, com pão, no arroz de forno, na salada… em praticamente tudo você pode acrescentar queijo rs! (só não vá fazer isso haha). Mas, por essas e outras, afirmo: tenha queijo em casa, de tipos diferentes (e marcas diferentes também, porque o sabor muda de uma pra outra). Vale a pena!

Por praticidade, estes são os ingredientes que eu indico como indispensáveis na despensa de casa. Tendo esta listinha em casa, acredite: você pode fazer muuuita coisa gostosa! Contando pela saúde, verduras, legumes e leite são produtos que eu incluiria na lista, mas não vou usá-los neste post, porque acho que a ideia não é essa. Enfim!
Pra começar nosso guia, acho que valeu, né, gente? O que você achou? Sentiu falta de alguma coisa? Tem algum outro ingrediente que você não vive sem? Me conta!
Na sexta que vem voltamos com mais deste assunto! E na segunda temos as Imagens da Semana… qual será a cor desta vez? Segredinho!

Beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

14 comentários sobre “Sexta-gourmet: ingredientes indispensáveis

  1. Arroz é minha comida de segunda a sexta na casa da mamãe, não compro. Mas macarrão sempre tem lá em casa. Ovo também! Uso para fazer sanduíches e bolos de caneca. Azeite nunca pode faltar, AMO! Alho e cebola eu nunca tenho, não vale a pena… lá em casa as coisas têm que durar senão vai tudo pro lixo. Daí eu uso aqueles temperos secos, sabe? Tem orégano, pimenta do reino, vinagrete, cebola. Ah, e nunca falta um vidrinho de alcaparras e cereja em conserva.
    O queijo, sem comentários! TUDO de bom!

    Beijos.

    Curtir

    1. Oi, Ju! Pra você fica mais fácil comendo na casa da mãe, né? Aí dá pra ter menos alimentos em casa, mesmo. Eu também gosto dos temperos secos. Vou falar sobre eles mais pra frente. E achei engraçado ter alcaparras e cereja em casa haha! Não gosto muito de cereja, mas de alcaparras sim :)
      Beijo!

      Curtir

  2. Oi MAriana, mas que post incrível, completíssimo e vc esta correta, arroz e macarrão não podem faltar na dispensa, e olha se sobrar arroz cozido, faço uma torta muito boa viu…
    Macarrão é minha perdição assim como os pães, gosto demais como muito!! não sou tão fanática por queijo como vc, mas concordo plenamente que ele vai em qualquer refeição eu prefiro ele no preparo dos pratos como vc falou, um molho com gorgonzola, um cheeskake de queijo com goiabada, enfim são muitas opções.
    Um vou voltar na segunda para ver o post.

    Vc viu que agora eu lancei vídeo no blog?

    Bjs

    Gélia

    Curtir

  3. Oi Mariana,
    Adoro arroz e todo o tipo de massa.
    Para mim, o melhor aroma da cozinha é allho+cebola, simples e delicioso.
    Eu uso azeite em tudo, não na fritura , mas por cima de tudo.
    Até no arroz!
    E sou uma ratinha, viciada em queijos!!!!
    Eu sou muito chata com alimentação, não como um monte de coisas rs
    Então não senti falta de nada rs
    Mas adoro feijão manteiga…com azeite rs
    bjs,ótimo finde!
    Também estou procurando as guloseimas juninas por aqui

    Curtir

  4. Hoje estar aqui no seu blog tem um sabor especial para mim ,
    pois muitas vezes luto para não deixar ninguém sem a resposta
    do comentário deixado no meu blog.
    O carinho recebido é tudo na minha vida
    da forças para minha vida nunca parar
    ou demorar um pouco mais entre vocês.
    A luta tem sido grande , mais a força que emana de vocês
    me fortace na luta de seguir sem olhar muito para traz.
    Quando temos amizades maldade , sem inveja,
    sem preconceitos com os problemas de amigas.
    Nos elevamos como ser humano que passamos ser na vida
    depois de vencer a dura batalha para continuar a viver .
    Um Dia encontrarei solução para minhas perguntas,
    Porque eu meu Deus?
    Nunca devemos questionar porque eu..porque?
    com o tempo conhecemos os porque dos desígnios de Deus.
    È onde aprendemos valorizar um folego de vida
    é sentir que podemos ainda vencer os obstáculos
    imposta para nosso crescimento e evolução como ser humano.
    Até nosso retorno para o jardim de rua de ouro cercada de anjos.
    A cada dia temos uma chance para recomeçar e escrever um novo começo.
    O sol é o mesmo, mas os raios de luz,
    trazem a novidade de um tempo que é único.
    Deus está no comando da sua vida,
    mas Seu amor indica possibilidades para sermos felizes.
    Se for preciso, recomece tudo outra vez.
    Um feliz e abençoado final de semana beijos
    no coração infinitos carinhos na alma.
    Evanir: espero ter deixado um pouco de mim..

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s