Imagens da semana: vermelho da paixão

Imagens da semana: vermelho da paixão

Ui, que breguinha o nosso título de hoje, né? hahaha Mas que o vermelho é a cor da paixão a gente não pode negar! E, depois de uma semana delícia com feriado prolongado, a gente precisa de muita paixão pra encarar esta segunda-feira. 
Mas não vá pensando que é só a paixão que o vermelho representa, porque tem muito mais! Te convido a descobrir junto comigo. Vamos?

(imagem)
(imagem)

Quente. Muuuito quente! O vermelho está ao lado do amarelo e do laranja no grupo das cores quentes, que representa o fogo. Por essas e outras, esta cor carrega consigo uma energia sem tamanho, sendo capaz até mesmo de causar reações físicas nas pessoas, como aumento da pressão sanguínea e da respiração.
Grande parte do simbolismo associado ao vermelho, hoje, vem de poderosas associações do passado (como é o caso do roxo, lembra?). Ah, vale dizer que, também assim como o roxo, o vermelho era uma cor difícil de se conseguir. Tanto que pra nossos ancestrais beeem distantes ele só era tido como a cor do sangue – com o passar do tempo, o significado se expandiu e o vermelho passou a representar a guerra e, ironicamente, também o amor.

(imagem)
(imagem)

A maioria das pessoas diz que sua cor favorita é o vermelho (não é o meu caso…). É também a mais usada em bandeiras (cerca de 77% das bandeiras do mundo têm vermelho). Na China, o vermelho representa prosperidade, felicidade e boa sorte. Na Índia e no Nepal, os noivos se vestem com esta  no dia do casamento. Na Rússia, a palavra “vermelho” também significa “lindo”. Ele também está ligado a status. Nas cerimônias e grandes premiações, vemos o tapete vermelho ser esticado – quem passa por ele, tem algum poder.

(imagem)
(imagem)

Além da variação de tons claros e escuros, o vermelho pode ser encontrado em mais duas formas diferentes: o vermelho tomate, que é mais amarelado, e o vermelho berry, mais azulado. Combinado a outras cores, garante-se efeitos distintos. Por exemplo, junto com o branco ou o cinza, o vermelho transmite elegância e profissionalismo. Elementos em vermelho que se destacam num fundo mais escuro refletem poder e refinamento. De qualquer forma, ele chama a atenção (não à toa é a cor dos carros de bombeiros e dos sinais de trânsito, como as placas de “pare”). Tem uma explicação pra isso: o vermelho se concentra atrás da retina, o que obriga a lente dos nossos olhos a se tornar mais convexa pra “puxá-lo” pra frente. O resultado é uma cor que “salta” diante das outras.

(imagem)
(imagem)

Ao pensarmos em usar vermelho na decoração da casa é importante considerar alguns pontos: neste caso, menos é realmente mais. Se a presença desta cor for muito exagerada, pode dar a sensação de vulgaridade, estimular a agressividade, a raiva e a destruição. Ninguém quer isso, né? Segundo o Feng Shui, é legal usar o vermelho em locais de convivência, como o quarto do casal (onde ativa a sexualidade) e na sala ou na cozinha (onde estimula o apetite e a atividade mental e ajuda a quebrar barreiras impostas pela timidez, por exemplo. Ou seja, é um ótimo aliado na hora de receber visitas, principalmente as que nunca foram até sua casa).

(imagem)
(imagem)

Sabe que eu não gosto de vermelho pra roupas (tenho só duas peças, acredita?), mas na decoração eu adoro! Em casa, em todo cantinho tem um ponto vermelho. Acho charmoso e parece que completa o ambiente. Provavelmente eu não escolheria a cor pra pintar uma parede toda, por exemplo, mas nos detalhes ela tem meu coração.
Me conte como é sua relação com o vermelho: gosta muito? Gosta pouco? Odeia ou ama? Quero saber!

Fontes: Blog do Marco, Blog da Ânima, Significado das cores, Místico

Amanhã, venho com o próximo signo!
Beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

10 comentários sobre “Imagens da semana: vermelho da paixão

  1. Gosto de uma pitada de vermelho, apesar da minha parte externa ser praticamente toda dessa cor ( cereja )…rs! Acho que vai super bem com o verde das plantas, fica acolhedor e muito alegre. Beijo e ótima semana pra vc.

    Curtir

  2. Eu acho esta cor incrível, tenho três camisas, uma blusinha e uma saia (xadrez), e ainda quero muito mais….Adorei as imagens, em casa não tenho nada neste tom, até pq minha casa pé pequena..beijos e ótima semana

    Curtir

  3. Oi Mariana,
    Sou suspeita, pois gosto muito.
    Eu roupa tenho uma blusa e um vestido, e só rs
    Quando ‘fiquei’ ruiva, eliminei tudo de vermelho no meu guarda roupa, deixei apenas os acessórios, esses tenho bastante rs
    Acho que qualquer cor em excesso na decoração pode ser uma catástrofe, e o vermelho precisa de um pouco mais de atenção, com certeza.
    Linda a fachada!
    bjs,ótima semana.
    Tem sorteio no blog!

    Curtir

  4. Eu gosto bastante, embora não possa dizer que é minha cor preferida. Aliás, nem tenho cor preferida. Lá em casa, o vermelho aparece na sala. A paleta de cores da minha sala são as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as escalas de luz (branco, cinza e preto). Fiz isso inspirada em Mondrian. Mas naturalmente, dentre as 3 cores primárias, o vermelho foi o que menos se sobressaiu. Se bem que o tecido adesivo que encomendei pra parede do corredor tem um fundo vermelho, rs. Acho que agora ele empata com o azul e o amarelo.
    Beijos.

    Curtir

    1. Oi, Juliana!
      Engraçado, porque, mesmo diante de outras cores, o vermelho por si só tem uma capacidade de se sobressair. Ele é uma cor muito forte, cheia de vida, né? Gosto bastante da presença dele na decoração.
      Adorei o conceito da sua sala! Sou fã dos trabalhos de Mondrian!
      Beijo.

      Curtir

  5. eu acho que o vermelho fica bem em algumas coisas e em outras não gostei da primeira imagem, gostei da porta, gosto do vermelho em sapatos e blusas também, beijus amei conhecer seu espaço

    Curtir

Gostou? Me conta!

