Imagens da semana: vamos de roxo?

Imagens da semana: vamos de roxo?

A semana do roxo vai começar! Se você acha que esta cor está ligada apenas ao Dia das Bruxas e ao mundo da magia, se prepare pra cair da cadeira (no bom sentido, é claro!). O roxo tem muito a nos dizer e é uma das cores mais poderosas que existem. Concorde você ou não, vamos às evidências.

Roxo, lilás, púrpura, violeta e até o anil entram na mesma gama de cor. Se você acha que ele deve chegar de mansinho, sendo representado em um ou outro detalhe, não se deixe mais enganar. Esta cor tem força e autoridade pra consumir uma parede ou até todas as paredes de um ambiente sem que você caia no desgosto.

roxo4
(imagem)

E tanto poder assim vem de onde, me diga? Vem da história, meu povo, lá do Império Romano. Vamos contextualizar: o roxo não é uma cor muito comum na natureza. Não temos muitas plantas, frutas ou animais desta cor. Acontece que há 2000 anos todos os corantes que existiam eram extraídos da natureza. Sendo assim, o roxo era praticamente nulo. Até que, tcharam!, encontraram um molusco que liberava uma tinta vermelha, quase roxa. Foi quando o roxo começou a se espalhar – mas só entre os imperadores e alguns membros do clero, porque era tão caro extrair o pigmento que era impossível produzi-lo em larga escala.

roxo2
(imagem)

Por isso, desde aquela época, o roxo ganhou fama de cor da realeza, do luxo, do poder. E assim o vemos até hoje.
Mas pera lá! E o Dia das Bruxas? E a magia? Não tem nada a ver com roxo? Tem, sim! E também tem explicação pra isso. O roxo é a cor mais poderosa do arco-íris e na energia eletromagnética. De certa forma, isso influenciou pra que ele se tornasse um representante do misticismo, do sobrenatural e do mundo metafísico. Por isso no Dia das Bruxas esta cor tem presença garantida!

roxo3
(imagem)

Hoje, conseguimos atingir o roxo misturando o vermelho com o azul, deixando o tal do molusco em paz. Quanto mais azul tiver, mais claro é o tom. É o caso do lilás, por exemplo. Ele está associado à primavera, ao romance, à intuição e ao contato espiritual, sendo que tem uma energia de renovação. O lilás simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade e transformação. 

roxo11

Já os tons mais escuros são os responsáveis pela sensação de prosperidade, desenvolvimento intelectual e soberania. Abusar do roxo, porém, não garante todas essas glórias, não. A cor tem um lado negativo que é justamente o oposto do que se busca atingir com ela: pode significar vaidade em excesso, pompa e até decadência. É bom tomar cuidado pro tiro não sair pela culatra!

roxo1

Por suas características ligadas à energia, ao lado espiritual, etc., é aconselhável usar o roxo em locais de meditação. De forma geral, os tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes, principalmente porque eles transformam as energias negativas em positivas. Os escuros também caem bem em qualquer canto, mas é preciso equilibrá-los com cores claras, branco, cinza e até madeira. Vai bem com dourado, também, embora peça um certo cuidado que é pra não cair na decadência citada acima. Seguindo esta receitinha, não tem perigo de errar!

roxo
(imagem)

Adorei esta foto da cozinha! Acho que teria facilmente aqui em casa…
O que você achou? Já gostava de roxo e vai sair daqui ainda mais fã? Ou o contrário? rs Quero saber o que você pensa sobre esta cor tão misteriosa.

Fontes: Blog da MarcoBlog da ÂnimaSignificado das CoresMístico

Boa semana pra todos nós!
Beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

9 comentários sobre “Imagens da semana: vamos de roxo?

  1. Bom dia, Mariana! Gosto muito das cores fortes, então o roxo está em posição de destaque na minha listinha :). Adorei conhecer a história dessa cor, nem imaginava. Boa semana pra vc, beijo!

    Curtir

  2. Oi Mariana,
    Sempre gostei de roxo, fiz um post recentemente sobre a cor nas artes.
    Aqui em casa a nossa sala tem uma parede pintada em um tom de roxo.
    Linda as imagens, na minha cozinha já preferi o vermelho!
    bjs,ótima semana

    Curtir

  3. Eu adoro esta cor, considerei minha favorita por anos!! Mas pra decoração confesso que acho bastante exótico, e tenho um pouco de receio… Mas decidi usar na minha cozinha, justamente pra tirar aquele aspecto “comum”. Por isso adorei a última imagem e a ideia de usar um tapete com essa cor pra complementar!! Bjs!!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s