Campanha “Devolva meu 1 centavo!”

Campanha “Devolva meu 1 centavo!”

Gente, ontem me senti muito mal quando fui a uma loja da O Boticário, que fica num shopping aqui em Curitiba (o ParkShopping Barigüi). Na verdade, eu tinha enfrentado a mesma situação há algumas semanas, em uma farmácia da rede Angeloni, e desde então fiquei com aquilo na cabeça. Vou explicar direitinho: na farmácia, comprei um produto cujo valor era R$ 12,99. Ou seja, não era R$ 13 nem R$ 12,98 – era R$ 12,99. Eu respeito os valores, não fico chorando descontos por aí, principalmente quando sei que se trata de uma rede, pois se der diferença entre os valores quem paga é o funcionário. Então, entreguei à mulher do caixa R$ 15. E qual foi o meu troco? R$ 2 – e não R$ 2,01, como deveria ser. Ontem, aconteceu a mesma coisa na O Boticário: comprei um produto de R$ 19,99. Dei uma nota de R$ 20. Meu troco? Bom, deveria ser este:

umcentavo

Mas cadê? Devolveram meu 1 centavo? NÃO!
Me sinto uma muquirana iniciando uma discussão por 1 centavo e meu namorado não me deixou falar nada, então só fiquei olhando pra cara da pessoa, que nem ao menos se dignou a perguntar se eu queria uma moedinha de 1 centavo, nem me ofereceu balinha de troco, muito menos deu uma moeda de 5 centavos, alegando não ter uma de 1.
Entendo que moedas de 1 centavo são artigos raros, mas vai me dizer que o empresário não coloca o valor quebradinho assim já pensando no lucro? Quantas pessoas agem como eu, que viram as costas sem exigir o que é seu por direito? É dinheiro, gente! Faça as contas: a cada compra, a loja ganha 1 centavo. Quantos “1 centavo” uma franquia da O Boticário não fatura por dia? Multiplique isso pelo período de um mês pra ver quanto dá. Não é pouca coisa.
E diante de toda a minha indignação, meu namorado propôs que eu comece a cobrar e a filmar a situação. Aceitei o desafio. A partir de hoje, então, fotografarei e filmarei a disputa pela moedinha. Quem será que levará a melhor?

Obs.: não tenha conseguido filmar, mas esses dias Wesley e eu fomos a uma loja aqui em Curitiba e a caixa fez questão de nos devolver o troco de R$ 0,01, gente! Fiquei super contente! Só que o Wesley não quis aceitar. Alguém me explica, por favor? De qualquer forma, fiquei feliz com a atitude da caixa e quis registrar :)

Um beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

9 comentários sobre “Campanha “Devolva meu 1 centavo!”

  1. Pois somos duas muquiranas, pq tbm fico muito chateada com isso. Pq não colocam o valor arredondado? 0,01 é pouca coisa, mas imagina de cada cliente, eles lucram no final! Tá certíssima.
    Beijos

    Curtir

  2. Mariana achei super interessante sua colocação! Eu também sempre refleti sobre isso e fiquei muito indignada, chega a ser sem graça pedir o troco, a pessoa do caixa costuma até a zombar. Uma falta de respeito com o cliente ter que passar por isso!
    Também fico sem graça e não peço o troco mas deveríamos fazer uma campanha pra isso, é lucro dos grandes para as empresas.
    Fiquei super intrigada sobre como você vai filmar, acho muita coragem e parabenizo pelo projeto, muito bom!
    Ps: achei super legal você ser formada em Jornalismo, eu ainda não me formei, faltam dois longos anos :/

    Curtir

    1. Oi, Liz!
      Quem vai me ajudar a filmar é meu namorado. Quando chegarmos ao caixa, ele pega o celular e finge que está mexendo, sabe? Ainda não testamos, pois não teve a ocasião certa, mas vamos tentar pra ver se funciona.
      Beijo e obrigada pelo apoio!

      Curtir

  3. Oi Mariana,
    E em alguns casos, já acho que é de propósito mesmo, com pensamento formado em ganhar de um em um.
    Nos mercados perto da minha casa, eles devolvem 5 centavos de troco, no lugar de um!
    Ainda existe gente assim, e vão conquistando um por um também.
    Diferente das redes que poderiam ter outra atitude também.
    Quase não tenho esse problema, pois prefiro usar débito automático.
    bjs

    Curtir

  4. Eu super apoio. Me sinto verdadeiramente lesada quando isso acontece.
    Fui ao Brasil à dois anos e aprendi com a minha sogra ao invés de dar 20 reais, por ex, dar 19,95 rs. Achei muito louco e meio sem lógica, mas é assim que tem funcionado(pelo menos em Campo Grande).
    Aqui no Japão, se falta 1 centavo você não leva o produto, e da mesma maneira, você nunca vai receber uma balinha de troco. Seu troco sempre na mão, centavo por centavo.
    Fiquei muito curiosa a respeito do vídeo, com certeza verei :D

    A propósito, conheci seu blog hj, e estou amando!
    Parabéns!
    Beijos

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s