Sexta-gourmet: frango com páprica e cream cheese

Sexta-gourmet: frango com páprica e cream cheese

Mais uma receitinha do livro “Receber com charme”, como a de quibe que mostrei na semana passada. Você verá que não fiz tudo ao pé da letra, até porque não precisa, né? Quem vai comer somos nós, então dá pra modificar de acordo com o nosso gosto.
No livro, esta receita é indicada pra quando você vai receber os amigos. São 4 opções de recheios pra servir com batata assada. Como aqui em casa estávamos apenas Wesley e eu, fiz somente a receita de frango, que se não ia sobrar muita coisa e dar muito trabalho.
Mas vamos ao que interessa, né?

frangocombatata1Percebeu que de cara mudei o nome da receita, né? A do livro é “Frango com Páprica e Catupiry”, mas, como eu não tinha catupiry em casa, usei cream cheese e ficou delicioso! Ou seja, dá pra improvisar ;)

Ingredientes:
2 peitos de frango (usei um e meio);
1 bisnaga de 250g de catupiry (usei um copo de cream cheese com a mesma medida);
1 cebola média – metade cortada em rodelas e metade picada;
1 dente de alho picado (usei dois);
3 colheres de sopa de salsinha picada (não usei, porque esqueci hihi!);
Suco de um limão;
Água;
Óleo;
3 pitadas de páprica picante (coloquei 4 e ainda assim achei que não ficou picante);
3 pitadas de páprica doce;
Sal a gosto;
Batatas (eu servi com duas, uma pra cada, mas a quantidade que eu fiz de frango dava até pra 3 pessoas).

Preparo:
Tempere o frango com sal e limão e deixe descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso, corte a metade da cebola em rodelas e a outra metade picadinha. O alho também.
Passados os 40 minutos, cozinhe o frango com a cebola em rodelas e as pitadas das suas pápricas. Eu fiz assim: primeiro, dei uma douradinha na cebola no óleo e então acrescentei o frango. Só aí coloquei a água, numa altura que cubra o frango.

frangocombatata3É rápido pra ficar pronto. E cuidado pra não deixar passar do ponto, que o frango começa a ficar um pouco duro. Além disso, depois você ainda vai dar mais uma fritadinha nele.
Nesta hora, você já pode colocar as batatas na água. Eu optei por fazer cozida, porque acho que dá pra temperar melhor (com sal diretamente na água). Mas você pode assá-las no forno. Fica a seu critério.
Bom, terminou de cozinhar o frango, escorra o caldo e guarde-o na geladeira, que é pra separar a gordura. Então, espere o frango esfriar e desfie-o (a parte mais chata, na minha opinião). Dá pra desfiar com a mão, mesmo, só é preciso um pouquinho de paciência.
Feito isso, refogue a cebola picadinha e o alho e acrescente o frango desfiado.

frangocombatata2(Meu desfiado ficou meio grosseiro, como você pode ver haha).
Gente, na receita não dizia nada sobre a cebola em rodelas, se iam pro lixo, se voltavam pra receita… Eu as aproveitei. Na hora de acrescentar o frango à panela com cebola e alho picados, coloquei também a cebola em rodelas.
A esta altura, a gordura do caldo já deve estar sólida. Assim você consegue removê-la com a ajuda de uma espátula. Quando tiver só o caldo, coloque 3/4 dele na panela com o frango desfiado e mexa um pouquinho. Passado uns minutinhos, ele começará a ferver, então é a hora de adicionar o catupiry/cream cheese. Este também é o momento pra você experimentar o caldo e ver se os temperos estão OK. Se não estiverem, acrescente o que for preciso. Finalize com a salsinha.

frangocombatata4Servi direto nos pratos com a batata ao lado. Você pode colocar o frango em um recipiente separado e a pessoa se serve nele, mas pra economizar louça eu fiz assim ;) (são os truques da vida rs!).
Ficou bem gostoso! Perfeito pra uma noite mais geladinha, como as que têm feito aqui em Curitiba. Vou confessar que não é muito prático de fazer… demora um tempinho… põe isso, tira aquilo… mas vale a pena! Experimente e me conte depois!

Bom final de semana pra você! E já sabe: quem tem Instagram, me segue lá: @marianagatzk :)

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

6 comentários sobre “Sexta-gourmet: frango com páprica e cream cheese

  1. Oi Mariana,
    Parace A delícia!
    Adorei…
    Foi para o caderno virtual :)
    bjs,ótimo finde!

    Os trabalhos em feltro são lindos mesmo.
    Depois que inventei de trabalhar com ele, tenho reparado mais!

    Curtir

Gostou? Me conta!

