Sexta-gourmet: pão de cebola

Sexta-gourmet: pão de cebola

Hoje temos participação especial na nossa Sexta-Gourmet! Diretamente de Santo Antônio da Platina (PR), minha mãe e a Bia (que trabalha com ela) compartilham uma receita que é sucesso lá na Provence Casa e Café. Quem quiser passar por lá pra experimentar, pode emendar o bolo nega maluca de sobremesa e viver feliz pra sempre rs!
A receita é: Pão de Cebola. Ó a foto:

pao

Ingredientes:
1 1/4 copo de leite morno (aproximadamente 250 ml);
50 g de fermento biológico;
1/2 copo de óleo (100 ml);
2 ovos;
1 colher (sopa) de açúcar;
1/2 colher (sopa) de sal;
1 cebola média picada;
1 kg de farinha de trigo.

Preparo:
Bata no liquidificador o leite, o fermento, o óleo, os ovos, o açúcar, o sal e a cebola. Quando estiver homogêneo, despeje em um recipiente grande e acrescente 800 g da farinha. Vá mexendo com as mãos enquanto acrescenta uma parte da farinha restante, até que a massa desgrude do fundo do recipiente. Então, passe a massa pra uma superfície lisa, como o tampo da pia ou um mármore, algo assim, e continue acrescentando farinha até que a massa não grude mais. Aí é a famosa hora de sovar o pão: aquele amassa, embola e aperta, sabe? Tudo com amor, porque, afinal, este é o ingrediente secreto, né? ;)
Feito isso, é preciso partir pras bolinhas, que depois crescerão e formarão este pão da foto. Pode ser bolinha do tamanho de um limão, mais ou menos (dá aproximadamente umas 30 bolinhas). Coloque as bolinhas na assadeira untada só com óleo. Elas crescerão, por isso não deixe uma bolinha muito perto da outra.
Antes de ir pro forno, esta massa precisa crescer. Pra saber até quando você precisa esperar pro pão crescer, aqui vai uma dica: encha um copo com água e pegue um tantinho de massa e faça duas bolinhas pequenas. Depois de ter separado a massa dos pãezinhos, coloque uma bolinha dessas na água e deixe. Ela vai afundar. Quando ela “subir” (boiar), troque pela outra bolinha que ficou de fora. Quando esta segunda também boiar é que está na hora de levar os pães pro forno.
Meia hora depois, eles estão prontinhos!

pao2Gostou da receita? Dá um pouquinho de trabalho, mas pra quem tem o final de semana pela frente é viável, né?
Ah, vale lembrar: se você tem a sorte de morar no Norte do Paraná, visite a Provence Casa e Café pra provar pessoalmente esta delícia. Você não vai se arrepender!

Um final de semana delicioso pra você!
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

 

12 comentários sobre “Sexta-gourmet: pão de cebola

  1. Noooossa, Mariana, deu vontade! Faço uma receita de pão de “vagabundo”, que não precisa esperar crescer ( sim, tenho muita preguiça! ). Dia desses testarei acrescentar a cebola pra ver se rola, pois a receita me parece bem parecida com essa. Beijos!

    Curtir

  2. Acho que eu ia amar esse pão! Mas lá em casa, não rola. Primeiro porque não sou muito fã de cozinhar, prefiro receitas fáceis, tipo bolo de caneca, aquela do tomate que você publicou… rs. E segundo, o que faria com tanto pão, se moro sozinha? Acabaria indo pro lixo. Essa receita deve funcionar muito bem numa casa movimentada, acho que vou mostrar para minha madrinha.

    Beijos.

    Curtir

  3. Menina do céu, fiquei com água na boca! Faz séculos que não cozinho nada, mas pães, bolos e biscoitos são minhas receitas favoritas!! Vou colocar na listinha pra tentar fazer :) Obrigada por compartilhar!! Bjao

    Curtir

Gostou? Me conta!

