Vida financeira: envelopes de contas

Vida financeira: envelopes de contas

Como contei ontem, as contas de casa estão nas minha mãos agora. Por aqui a história é diferente: eu sou mega econômica e o Wesley adora gastar um dinheiro haha! Mas com paciência nos acertamos. Só não dá pra nadar nas dívidas, né?
Uma das atitudes que tomei foi cortar os cartões, tanto de crédito quanto de débito. Não cortei de verdade; é só modo de dizer. Os cartões estão guardadinhos que é pra não ter recaída. Pois vamos combinar: nada mais fácil do que gastar dinheiro quando estamos com o cartão nas mãos, não é? Mas isso teve fim por aqui e agora só temos dinheiro vivo rs!
Wesley e eu fomos ao banco e sacamos tudo o que podíamos, inclusive um tanto pra ficar comigo e um tanto com ele, o que substituirá o cartão. Se acabou esta grana, acabou e pronto. Não dá pra “emprestar do mês que vem”. Assim aprendemos a dar mais valor até pros centavos, que muitas vezes passam sem que a gente perceba.
Sacado o dinheiro e feito o agendamento das contas, como mostrei ontem, criei um envelope pra cada categoria de conta (dividi de acordo com as categorias do Money Care). Ficou assim:

economiaenvelopesCasa, Carro, Kinder, Saúde, Pessoal e Trabalho. Na frente, anotei o que preciso pagar e os respectivos valores. E dentro de cada envelope estão clipes e etiquetas com o dinheiro determinado.

economiaenvelopes2Preferi deixar uma grana separada pra cada coisa, que é pra não ter imprevistos no fim do mês. Se não gastarmos tudo em abril, a quantia que restar vai automaticamente pra maio e assim economizamos no mês que vem, e não agora.

economiaenvelopes5Depois, fiz este envelope maior, que é pra guardar todos os outros envelopes nele. Poderia usar uma pasta, mas desta forma ele ficou pequeno e posso guardá-lo onde quiser. Achei melhor.
Eu optei também por fazer os envelopes, porque tenho muuuita folha sulfite em casa (e nem sei por quê, já que não tenho impressora…). Mas é claro que você pode usar envelopes de verdade.
Fiz assim: os menores, que vão dentro deste de “Contas”, fiz com metade da folha sulfite. O maior, da foto acima, fiz com ela inteira.

economiaenvelopes3

Dobre o papel quase ao meio, que é pra ficar um pedacinho lá em cima pra fechar. Então dobre uma pontinha de cada lado e cole com fita adesiva.

economiaenvelopes1Dobre a parte de cima, pra fechar. Não vá colar esta parte, que é por ela que você colocará o dinheiro.
E está feito! Bem simples, né? Na hora de pagar cada conta, pego o dinheiro dentro do envelope, pago e pronto! Sei cada centavo que tenho e posso controlar tudinho, sem ter que ficar correndo ao banco ou perder tempo ao telefone pra conferir o extrato.

Obs.: uma leitora comentou sobre cofrinhos e me lembrei de que já fiz um post sobre este assunto! Eles são ótimos pra auxiliar nas economias da casa. Vale a pena investir! Leia o post do cofrinho, aqui: Economias no Cofrinho.

O que achou?
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

9 comentários sobre “Vida financeira: envelopes de contas

  1. Oi, Mariana, admiro muito sua organização financeira! Cartão de crédito é muito difícil usar, vou sempre no débito mesmo. Mas aqui é complicado, eu e marido somos muito perdulários…rs. Beijos

    Curtir

  2. Nossa to adorando essa série de organização financeira! Muito bom esse esquema dos envelopes e do app! Eu uso uma planilha no Excel pra controlar os gastos, mas como preencho só no final do mês então há o risco de ter extrapolado nesse meio tempo. Mas acho que o importante é isso, estar sempre consciente de tudo, de todos os gastos e ganhos, porque daí você se acostuma e já sabe quanto pode e não pode gastar!! No meu caso, no momento, é bem fácil – não pode nada nunca! hahahhaha… Bjs!

    Curtir

  3. oi mariana!
    gostei das dicas. Achei muito boa a dica de sacar o dinheiro. Acho que vou fazer isso com o dinheiro destinado ao mercado/alimentação, porque é nesse que geralmente a gente extravasa…
    Desde que casei estou aprendendo muito a controlar as contas com o meu marido. O cofrinho foi a maior descoberta!!!!
    Guardamos todas as moedinhas, de 1 centavo até 1 euro, e às vezes eu jogo uma de 2 euros no meio, pra animar hahahahh!
    E depois de 7 meses fomos trocar e deu um dinheirão!!!! Vamos usar para fazer uma viagem (pagar a passagem, por exemplo). Fiquei ainda mais animada pra continuar guardando.

    Abração!

    Curtir

  4. Oi Mariana,
    Super organizado!
    Guardamos em caixa box com pastas suspensas por assunto.
    Eu prefiro andar com cartão de débito, e controlar.
    Acho que ter o dinheiro assim, é bem mais fácil dele fugir!rs
    Só deixo a mão o dinheiro do dia a dia, para os extras mesmo…
    bjs

    Curtir

  5. Noossa Mariana, amei sua ideia, eu vou adotar já que sou um pouco desorganizada com meu dinheiro e isso é um pouco perigoso!
    Beeijos.

    Curtir

  6. Posso fazer uma pergunta indiscreta? Vocês não têm medo de sacar esse dinheiro todo no banco e ficar desfilando com ele por aí? Eu não costumo andar com dinheiro vivo, só o suficiente para um táxi e coisas pequenas, nunca ultrapassando os 100 reais… mas geralmente ando com 30 na bolsa.
    Eu uso crédito e débito numa boa. Mas acho débito bem mais fácil de controlar, proque eu olho o salto, e sei se preciso me segurar até o próximo mês ou não. Uso o crédito mais para comprar pela internet ou quando quero parcelar alguma compra cara.

    Curtir

    1. Ju, como pagamos nossas contas diretamente no caixa eletrônico e elas vencem em dias diferentes, cada vez que vamos ao banco sacamos um pouquinho. E perto da nossa casa tem um shopping com uma agência do nosso banco lá. Costuma ser bem seguro. Nunca vimos nada perigoso, até agora. Mas é claro que tomamos muito cuidado.

      Curtir

Gostou? Me conta!

