Fala, nutricionista: chocolate do bem

Fala, nutricionista: chocolate do bem

A Páscoa ficou pra trás, mas os ovos de chocolate ainda vão durar um tempinho (ou você já comeu tudo?!). Pra aliviar o peso na nossa consciência, de que comer chocolate é praticamente um crime contra a nossa forma física e saúde, a nutricionista Letícia Castilho aparece por entre a nuvem de dúvidas e certezas (falsas, ainda bem!) e explica que não precisamos ter medo, pois o chocolate não é tão vilão quanto pensamos.
Adorei a notícia!

A maioria das pessoas tem a ideia de que tudo o que é gostoso não é saudável, certo? Errado! E o chocolate está ai para provar isso.
Para quem pensa que o chocolate é um grande vilão e está associado com ganho de peso, acne, celulites e outros distúrbios, não é bem por aí. É claro que quando falamos de “chocolate saudável” seria aquele que contém em sua composição pelo menos 50% de cacau, pois é justamente o cacau que traz os benefícios.
O cacau é rico em polifenóis, um potente antioxidante que além de combater os radicais livres gerados pelo estresse, inflamações ou outras doenças, diminui o risco de doenças cardiovasculares por diminuir o risco de agregação plaquetária. Ele diminui também os níveis pressóricos, ou seja, ajuda a regular a pressão arterial.
Alguns estudos mostram até que o cacau ajuda a diminuir o excesso de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”), o qual em níveis elevados está associado com compulsão alimentar, além de ajudar a diminuir a resistência a insulina e consequentemente o risco de desenvolvimento de diabetes.
É claro que quanto maior o teor de cacau, mais benefícios tem o chocolate. Por isso, sempre opte por chocolates que têm pelo menos 50% de cacau, pois desta forma ele terá mais antioxidantes e menos açúcar e gordura (presentes em quantidade maiores no chocolate ao leite).
Então, passada a Páscoa, coma o seu chocolatinho amargo ou meio amargo sem tanta culpa, assim. Mas lembre: não é porque ele tem todos esses benefícios que deve ser consumido indiscriminadamente. Uma porção de 30 gramas ao dia é o suficiente!

Letícia Castilho
Nutricionista
CRN: 8 7260

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

6 comentários sobre “Fala, nutricionista: chocolate do bem

  1. Oi Mariana,

    Apesar de gostar muito – MUITO – de chocolate, prefiro meio amargos e amargos.
    Não sou muito fã de açucar embora pareça rs
    Nem em achocolados eu adoço…
    Minha mãe come como remédio rs, um quadradinho de chocolate 80% cacau todo dia.

    Mas estou longe de 30 gramas, ainda mais pós Páscoa rs
    bjs, ótimo post!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s