Atenção à validade dos produtos

Atenção à validade dos produtos

Oi, gente!
Hoje vim falar sobre um assunto importante e que muitas vezes nos pega desprevenidos: a data de validade dos produtos alimentícios.
Trouxe o assunto à tona pois, como mostrei na fan page, me surpreendi ao notar que um pão de forma que comprei venceu no dia 5 de março (terça-feira) e no dia seguinte (ontem, quarta) já estava cheio de bolor, mesmo guardado nas condições indicadas pela fabricante, em um local seco, longe de fontes de calor e luz intensa.

aNa terça, eu comi o pão e ele estava normal. Na quarta cedo, encontrei-o assim.
Um amigo sugeriu que talvez a marca não seja de tanta confiança (a Seven Boys), mas penso que independente do nome que está na embalagem o consumidor deva se sentir seguro ao consumir o alimento, não é?
É claro que todos devem estar atentos à validade do produto, tanto na hora de comprá-lo quanto na de consumi-lo, porém realmente me surpreendi ao ver que não havia margem alguma de segurança entre a data registrada na embalagem e a data real de vencimento.
Meu irmão fez algumas pesquisas (obrigada, João!) e encontrou informações a respeito em dois sites: o Útil Dicas e o Blog do Curioso. Eu também encontrei informações no Planeta Sustentável e no Bbel.
Segundo estas quatro fontes, o prazo de validade serve pra marcar o período em que o alimento não terá mais as mesmas condições que apresentava anteriormente – ou seja, não terá a mesma textura, perderá a cor viva, o aroma, essas coisas. Não significa que naquele dia exato você deverá jogar fora o alimento, mas sim que o fabricante não indica que você o consuma a partir de então.
Em entrevista ao site Bbel, em abril do ano passado, o professor Carlos Alberto Rodrigues Anjos, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, explicou que “os alimentos que podem ser armazenados em temperatura ambiente são mais estáveis e foram projetados para ter uma vida maior. Neste caso, é possível consumi-los até cerca de uma semana além do prazo indicado na embalagem.”
Ao Blog do Curioso, a doutora e pesquisadora do Departamento de Tecnologia de Alimentos também da Unicamp  Renata Celeghini afirmou, em julho de 2011, que provavelmente não há diferença entre comer um alimento um dia antes e um dia depois do prazo de validade. “Existe uma margem de tolerância em cada prazo de validade para evitar possíveis erros”, ela disse. Porém, ela ressalta que qualquer produto pode estragar antes mesmo de ultrapassado o vencimento apontado na embalagem se for armazenado de forma incorreta (principalmente em casos de exposição a luz e a altas temperaturas).
Como eu disse anteriormente, o pão de forma estava armazenado de maneira adequada, como faço sempre que compro o produto. Então, acho que o problema não foi este.
Entrei em contato com o SAC da Seven Boys e um primeiro atendimento se deu rápida e atenciosamente. Me foi pedido pra preencher um cadastro e também informar o número da minha conta bancária pra que eles pudessem me ressarcir, mas eu achei desnecessário, porque não era esta a minha ideia. Por isso, apenas preenchi o cadastro que, segundo o SAC, será encaminhado ao Departamento de Controle de Qualidade. (se a empresa voltar a entrar em contato comigo, conto aqui!)
Gente, tudo isso não é pra criticar uma marca ou um produto, mas sim pra abrir os nossos olhos diante de imprevistos. Nem sempre estamos atentos à data de vencimento dos produtos e isso pode nos causar riscos e danos, principalmente  pra quem tem criança ou idoso em casa. Porque, usando o meu caso como exemplo, se o pão venceu ontem talvez você não o jogasse fora exatamente no dia (como eu não o fiz). E se no dia seguinte, sem ver o bolor, seu filho se alimenta daquele produto, como você se sentiria?
Mais uma vez: precisamos estar atentos! Mesmo pensando que algo não pode acontecer, vale a pena checar e conferir quantas vezes forem necessárias. Assim diminuímos os acidentes ao nosso redor.

Obrigada pela companhia! Amanhã, tem mais!
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

 

Anúncios

14 comentários sobre “Atenção à validade dos produtos

  1. Oi, Mariana, sou meio paranóica com essa questão de prazo de validade, pois já tive algumas infelicidades com produtos que estavam no prazo ainda. Até meu pequeno já está “treinado” com isso: antes de consumir, sempre pede para que olhemos a validade e, em alguns casos, como iogurtes ou sucos de soja, ele dá uma experimentada básica para ver se o gosto não apresenta nenhuma diferença. É super perigoso, porque a questão não é resarcir o valor pago, mas as consequências do consumo inadequado. Beijo!

    Curtir

    1. Oi, Helka!
      É exatamente o que você disse: não é pelo preço pago, mas sim pelo risco. Ainda bem que seu filho sabe como deve agir em situações assim, mas tem muitos pais que não ensinam às crianças e aí surge um problemão!
      Beijo!

      Curtir

  2. oi Mariana
    Nossa, muito bom este alerta. Eu vejo muitos problemas e com carnes principalmente, ainda sem vencer vc vai vendo aquele pacote a cvacuo começar a esverdear e lixo nelas! Muitas vezes ja devolvi no mercado. Ja caonteceu de comer um bolo ela mnaha e a tardinha ver o bolor crescer, reparei que o supermeracdo coloqcou duas etiquetas na ambalagem do bolo, hoje vejo bem se as embalagens não foram amassadas com sinais de trocas de etiquetas. Um perigo pra nossa saúde ou de uma criança que não percebe a diferença.
    Ah, aproveito pra agradecer o recadinho na postagem do meu numero de visitantes esta semna, já curti sua page.

    bjus, bom dia

    Curtir

    1. Oi, Ana Maria! Obrigada por passar por aqui!
      Isso de duas etiquetas eu já reparei que acontece por aqui, também, mas nunca tinha pensado que era uma forma de “renovar” a data de vencimento. Vou prestar mais atenção ainda!
      Um beijão! Tenha um ótimo dia!

      Curtir

  3. Oi Mariana,
    Sou da turma da Helka, paranóica com isso rs
    Olho sempre, não importa o produto.
    Só que não consumo depois da validade, mesmo com margem de segurança.
    Alguns produtos acho bem arriscados.
    Na minha despensa, organizo os mesmos produtos pela ordem da data de validade, e o que me irrita são alguns produtos – e de marcas bem qualificadas – que informam a validade em um papel que é retirado assim que abrimos a embalagem.
    Em anoto no potinho com caneta permanente.Sou chata mesmo…
    Ótimo alerta!
    bjs
    ótimo dia!

    Curtir

  4. OI, VIM AGRADECER A VISITINHA NO MEU BLOG. FIQUEI TÃO FELIZZZ!!!
    AI, HOJE MESMO LEVEI UMA FATIA DE PÃO DE LANCHE… E SURPRESA: TINHA UM PEDAÇO MOFADO!!! AI, QUE COISA CHATA, NÉ??? MARCA BOA… DATA DE VALIDADE, OK!!! FIQUEI INDIGNADA!!

    BJSSSSSSS

    Curtir

    1. Oi, Adriana!
      Tô esperando a resposta da marca pra ver se existe uma explicação pro que aconteceu… Porque não dá pra entender, né? É muita irresponsabilidade da parte da empresa.
      Um beijo!

      Curtir

  5. Mari, achei muito bom este post. Eu também já comprei um pão desta marca, guardei em local adequado, e ele mofou antes do tempo… Espero que a marca verifique.
    Eu sempre presto muita atenção aos prazos de validade, e foi bom ler aqui o que os especialistas falam sobre isso. Obrigada!
    Beijos
    Vero

    Curtir

  6. É triste, mas já aconteceu isto comigo e com o pão na data de validade e armazenado de forma correta, mas da Nutrella (aliás mais de uma vez). Quanto ao iogurte citado em um dos comentários, tbm sigo assim, antes de ser consumido lá em casa, sempre analisamos para ver se está ok, tanto na consistência, sabor quanto odor.

    Abraços.

    Curtir

  7. Olá Mariana
    Obrigada pela visita no blog visita e comentário!

    Achei esse assunto muito pertinente e gostei de saber o que os especialistas dizem sobre isso. Aqui em casa somos muito atentos em datas de validade e eu sou campeã em encontrar pão com mofo..rs
    Mas acontece um dia antes do vencimento. Nunca reclamei, e comecei a guardar na geladeira depois de aberto. Funcionou. Mas gostaria de saber a resposta deles..

    bjs
    Paty

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s