Obsolescência planejada e o consumismo ilimitado

Obsolescência planejada e o consumismo ilimitado

Ontem, falamos sobre a regrinha dos três R’s, como você deve se lembrar, que é um dos fortes pilares da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Horas depois de eu ter feito o post, me deparei com a matéria “Conheça dez caminhos para o consumo consciente”, do blog “Ideias Verdes”, hospedado no site da revista Superinteressante. Te aconselho a ler a matéria, que elenca tópicos como dar preferência aos produtos locais e a importância do coletivo, do uso coletivo, e não do individual.
Foi lá que encontrei este vídeo que compartilho abaixo. Ele fala sobre a obsolescência planejada. Sabe o que é isso? Como um dos entrevistados pelo documentário diz, é “o desejo do consumidor de possuir algo um pouco mais novo um pouco antes do necessário”. Outro, diz que “as pessoas começaram a comprar mais por diversão que por necessidade”. E é verdade, não é?
O vídeo é um pouco longo (tem duração de quase uma hora), mas traz um conteúdo muito importante pro tempo no qual vivemos. É bom pra pensarmos no quanto de dinheiro gastamos sem razão, no quanto trabalhamos pra ganhar este dinheiro que gastamos sem razão, no quanto este circuito parece não ter linha de chegada.
Já que o ano começa hoje, aproveite pra começá-lo de forma consciente, com a certeza de estar tomando as decisões corretas – tanto pra você, quanto pra sua família, quanto pra sua espécia, quanto pro governo do seu país, quanto pra natureza, quanto pro planeta. Sim, tudo isso está ligado.
Bom filme!

Até amanhã,
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

2 comentários sobre “Obsolescência planejada e o consumismo ilimitado

  1. Acho que o grande desafio daqui para frente será valorizar o coletivo!
    Nesses novos tempos tudo se volta para o indivíduo, você já viu um email de uma família? Perfil do facebook de familia? É tudo pessoal e com essa valorização do indivíduo fica difícil da criança entender que a ação dela vai refletir no grupo…
    Beijos

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s