Práticas de sustentabilidade: a regra dos três R’s

Práticas de sustentabilidade: a regra dos três R’s

O post de hoje é curtinho! Como é feriado, sei que você não quer ficar lendo muita coisa por aqui. Aliás, o post é curto, mas termina com uma pergunta que eu espero realmente que você pense a respeito. Se não quiser, não precisa me responder. Só pense – e, se possível, aja.Mais uma vez, o tema sustentabilidade aparece por aqui.

Você conhece a regra dos três R’s? Reduzir, Reutilizar e Reciclar (nesta ordem).
Por reduzir entenda o ato de analisar o que realmente é importante e essencial na sua vida. Exemplo: se você tem carro, é interessante que ele esteja sempre limpinho, certo? Ao lavá-lo em casa, você pode escolher entre fazer isso com um balde e um pano ou então com uma mangueira. A pergunta é: será mesmo que você precisa usar a mangueira e mandar pro ralo centenas de litros d’água desperdiçados? Talvez com o balde não seja tão divertido, mas… PENSE BEM!
Vamos ao R seguinte: Reutilizar quer dizer que você deve dar preferência a produtos que possam ser usados mais de uma vez, como o filtro de café de pano no lugar do de papel. As sacolas retornáveis são outro exemplo. As descartáveis vão direto pro lixo, e podem causar entupimento de bueiros, asfixia em animais, etc. Quer dizer, além de levarem mais de 100 anos pra serem decompostas, ainda são perigosas. E tem ainda uma outra forma de Reutilizar: no seu trabalho, você bebe água ou café em copos plásticos? Se sim, experimente trocá-los por uma caneca. Existem tantos modelos divertidos no mercado e que podem durar anos!
Por fim, Reciclar significa transformar o que seria destinado ao lixo em um outro produto, útil. Sabe a lata de achocolatado que você jogaria fora? Ela pode se tornar um lindo porta-qualquer-coisa (lápis, pincel de maquiagem, talheres, etc.). E a casca e os miolos das frutas? Estes podem servir de adubo às flores. Aquela camiseta que já não te serve mais daria uma linda e confortável capa de almofada.
Fácil, não é? Ideias não faltam! Se a gente dedicar um pouco de carinho a isso, consegue adicionar o conceito dos três R’s ao dia a dia. É só decorar: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Gravou?
Vamos pôr em prática?

Anúncios

2 comentários sobre “Práticas de sustentabilidade: a regra dos três R’s

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s