Escondidinho de carne moída

Escondidinho de carne moída

Mais uma receita que encontrei no aplicativo Comidas e Receitas. Também adorei esta!
Escondidinho de carne moída. Além de ser uma delícia, é bem prático, considerando que o prato já é uma refeição completa (afinal, onde tem batata não entra arroz, certo balança? rs).

Ingredientes pro recheio:
600g de carne moída;
2 tomates;
2 cebolas;
4 dentes de alho;
Azeite pra fritar;
Salsinha e cebolinha;
Sal e pimenta.

Ingredientes pra massa:
3 batatas;
2 colheres de leite;
1 colher de creme de leite;
1 colher de manteiga;
Sal e pimenta.

Cobertura:
100g de queijo muçarela (ou mozarela – porque mussarela não existe. Pasme!)

Começando pela carne moída: eu já tinha um tanto pronto na geladeira, que havia feito no dia anterior. Por isso, não tenho fotos. Mas vou contar como fiz: alho e cebola picadinhos, deixei o azeite ficar bem quente na panela e então os acrescentei. Quando estavam dourados, coloquei a carne moída e temperei com o sal e a pimenta. Fui mexendo, mexendo e mexendo até a carne estar fritinha. Então, foi a vez de os tomates entrarem na dança, o que originou um molhinho bem leve na carne. Pra finalizar, salsa e cebolinha verde.
Vamos pro purê, agora. (E desta parte temos fotos. Eba!) Primeiro passo, descasque as batatas (a parte mais chata, na minha opinião). Feito isso, coloque-as em uma panela com água e mande pro fogo. Quando a água começar a ferver, conte mais uns 10 minutos, que aí as batatas estarão bem molinhas.
Observação: eu temperei as batatas já nesta etapa, com sal e pimenta, pra que elas pegassem o gosto enquanto cozinhavam.

r (20)

FORÇA NO MUQUE! É hora de transformar a batata em purê. Com a ajuda de um garfo ou de um espremedor, amasse todos os pedacinhos que você encontrar pela frente. E tenho uma dica: quando for tirar as batatas da água, já as coloque direto em um recipiente que possa ficar em contato com a batedeira, porque este é o passo seguinte. Assim você não suja muita louça.
Depois de ter nas mãos um purezinho, acrescente os demais ingredientes da massa: o leite, o creme de leite, a margarina e mais um tico de tempero. E mexe, mexe, mexe (agora, na batedeira).

r (21)

Nesta hora, antes da montagem, ligue o forno pra ele ir aquecendo em fogo médio.
Pra montar o prato, peguei uma dica que achei interessante: vale forrar o recipiente com uma camada de purê, que assim a carne moída não gruda no fundo, sabe? Aí é só colocar a carne sobre a “caminha”:

r (22)

Depois, mais uma camada de purê:

r (23)

Por fim, o queijo. Vou contar um segredo aqui: eu tinha muçarela fatiada em casa, então usei ela mesma. Mas o correto é usá-la ralada, que assim o prato fica mais bonito, a muçarela derrete melhor e tudo mais. Quem não tem cão, caça com gato – e fica feliz do mesmo jeito haha!

r (24)

O refratário vai ao forno por uns 20 minutos. É o tempo de o queijo derreter e os demais ingredientes darem uma esquentadinha.

r (25)

E prontinho! Comemos com couve refogada no alho. Estava bem bom!

Bom carnaval, galera! Juízo nas comemorações e responsabilidade no trânsito. Divirta-se! E, pra quem fica, segunda-feita tô de volta com as Imagens da Semana.
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

12 comentários sobre “Escondidinho de carne moída

  1. Hmmm adoro escondidinho… Minha mãe coloca uma camada intermediária de catupiry, entre a carne e o purê, fica divino também!! Ai já tinha ouvido falar que “Mussarela” tá errado, mas não é possível!! Vou ignorar essa regra rsrs.. As outras opções são horríveis! Bjs

    Curtir

    1. Isa, eu acho muÇarela tão horrível que até me justifiquei, que pelo menos não pago de jornalista analfabeta, mas é muito feio, não é? hahaha
      Gostei da ideia da sua mãe! Quanto mais gordinho, melhor hahaha!

      Curtir

    1. Conta sim que eu adoro saber se deu certo com os outros. Porque tem vezes que eu faço receitas que outras pessoas juraram que dá certo, mas comigo não dá hahaha! Acho que é a mão, o clima, sei lá.
      Beijo!

      Curtir

Gostou? Me conta!

