Diário da limpeza

Diário da limpeza

Não sei você, mas quando começo a fazer faxina em casa, logo após o primeiro cômodo, me bate uma preguiça! Aí vou limpando tudo sem vontade, meio por cima – e consciente do erro. Quer dizer, foi assim que eu fiz até o final de 2012.
Depois de acompanhar muito outros blogs que falam sobre o tema, como o Vida Organizada e o Organize sem Frescuras, compreendi que estava na hora de mudar essa situação, porque não dava mais pra passar o sábado ou o domingo (os dias da faxina) sofrendo, irritada, sem pique e com a casa mais ou menos.
Então criei uma agenda de limpeza que funciona durante a semana, assim distribuo o serviço nos dias “úteis” e passo os finais de semana bem tranquilinha curtindo a folga.
E quer saber? Tenho feito isso desde a primeira semana deste ano e estou adorando! É muito mais prático limpar um pouquinho por dia, dedicar 1 hora, 1h30 (exagerando!) do dia pra isso, sem estresse e sem preguiça. Olha só como ficou:
SEGUNDA: dia de organizar alguma coisa. Pode ser o armário do banheiro, a geladeira, as revistas antigas, o guarda-roupas, tanto faz. Mas tenho que resolver a organização de algum ponto da casa. Além disso, dou uma varrida na casa toda. E gosto de dar uma limpadinha no banheiro: na pia e no vaso.
TERÇA: faxina na cozinha. Lavo todas as pecinhas do fogão, limpo o forno, a geladeira, o microondas, passo pano, tiro o pó das prateleiras e arrasto a geladeira (o fogão não, porque é embutido). Uma vez por mês, descongelo o freezer.
QUARTA: é o dia de varrer, passar pano e tirar pó na sala e nos quartos. Aqui em casa não acumula muita poeira, então não preciso tirar o pó mais do que uma vez na semana. Aí eu intercalo: numa semana, arrasto os móveis da sala, que é pra limpar a parte de trás deles (como sofá, rack, aparador da sala de jantar, etc.). Na semana seguinte, faço o mesmo com as camas, a escrivaninha e outros móveis dos quartos.
QUINTA: a faxina é no banheiro. Lavo tudo, até as paredes e o teto rs! Gosto de fazer isso nesse dia porque é quando dou banho no Kinder. Aí já resolvo as duas tarefas de uma vez.
SEXTA: passo a vassoura, de novo. Se precisar, passo um pano, mas bem de leve.
E é simples assim! Mantenho a casa arrumada a semana toda sem me estressar, sem pedir pra morrer depois de horas fazendo faxina, sem ficar com a pele, as unhas e o cabelo acabados haha!

Amanhã tem mais! É dia de gourmet. Nhami!
Beijos,
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

5 comentários sobre “Diário da limpeza

  1. Oi, Mariana, é um esquema bem legal! Nas férias da D. Conceição, dividi as tarefas com minha filha e, se tivesse feito dessa forma, com certeza teria sofrido bem menos. Meu maior problema são os quintais, principalmente o dos fundos, que é grande e junta um monte de pelo do Jorge. Varrer apenas não rola, os pelos voam, então sempre tenho que jogar água. Afe! Estou curiosa pra ver o projeto do seu quarto :) Beijos, Helka

    Curtir

    1. Helka, eu também estou haha! O marceneiro disse que passará o orçamento até amanhã. Mas, como ele já disse isso antes e não cumpriu, tô até vendo. Vamos torcer rs!
      Beijo!

      Curtir

  2. Oie Mariana!!
    Que legal que a ideia do painel para cabeceira de cama inspirou você :)
    Nos arquivos do Casa Com Decoração tem um montão de ideias para decorar e organizar pequenos espaços.
    Sua dicas tb são muito legais, ainda mais para pessoinhas atrapalhadas com rotina da casa, como eu :) Vou experimentar um roteiro de tarefas também.
    beijos
    Regiane

    Curtir

  3. Mariana, eu adoro essas idéias de organização! Aqui em casa eu ainda não consegui ser assim tão disciplinada, mas vou sempre tentando e não desistindo jamais, rsrs.
    Mas ajuda muito uma agenda assim, facilita a nossa vida :)
    bjs e ótimo final de semana pra vc

    Curtir

Gostou? Me conta!

