Organizando o armário com lista

Organizando o armário com lista

Esses dias, li em algum blog que é preciso ter muita atenção na hora de mandar fazer os armários da casa. Temos que cuidar pra que todo o espaço possa ser aproveitado, sem que o armário seja fundo demais (e fique difícil de alcançar as coisas mais do fundo) ou então que as prateleiras sejam muito altas ou muito curtas (pois aí sobraria ou faltaria espaço). O ideal é ter tudo pensadinho e fazer da melhor maneira possível.
Aqui em casa tenho bastante espaço pra arrumar tudo nos armários, mas confesso que sinto falta de divisões menores, sabe? Tanto de profundidade quanto de altura. Então, na maioria das vezes, na pressa de quem volta do mercado e quer se ver livre das sacolas, apenas coloco os produtos dentro dos armários, sem ficar procurando seus semelhantes pra pôr junto. E aí a bagunça começa pequenininha e, sem que a gente perceba, vira uma gigante do dia pra noite.
Pra tentar resolver um pouco deste problema, tive a ideia de fazer uma lista do que tenho no armário-despensa, que assim não me confundo mais sobre os itens que acabaram, os que estão sobrando, etc. Assim também posso acompanhar o que eu uso com mais frequência, pra evitar desperdício.
Tenho um ímã de geladeira pra anotar as coisas que estão faltando, mas às vezes bate vontade de fazer um prato diferente, por exemplo, e tenho que ficar buscando no fundo do armário se tenho tal produto ou não. Agora, com o meu método, acho que isso vai ser um pouco mais fácil rs!

ab 1
A lista do armário pra facilitar as buscas (não tem só pipoca e gelatina, tá, gente? rs)

 

Dei uma geral no armário! Tirei todos os produtos, conferi as datas de validade, separei e agrupei os “amigos”, passei um panão com água e vinagre branco em tudo e aí comecei as anotações. Só entrou no armário o que foi primeiro pra lista.
Não anotei as quantidades, pois elas não pareceram importantes pra mim, num momento. Talvez seja algo que eu ache útil mais pra frente, aí passo a anotar.

ab 2
Produtos organizados, limpinhos e fáceis de pegar

Pra arrumar, usei a técnica dos menores primeiro. Assim, consigo enxergar o que está no fundo sem problemas. E também vai ser mais fácil na hora de guardar, pois vendo tudo arrumadinho dá dó de apenas largar, né? Rola um cuidado maior.
Bom, a parte ruim é que os produtos acabam e eu escrevi a caneca na folha sulfite. Então, em breve, ela estará um pouco rabiscada. Mas tudo bem, porque tenho a outra coluna livre ainda pra acrescentar as novidades. De qualquer forma, acho que dará menos trabalho anotar um novo item ali do que ficar um tempo procurando no armário pra ver se tem ou não ou até comprar repetido, pois não tive “tempo” de conferir se já tinha.
O que achou? Você tem algum sistema pra encontrar as coisas no armário? Contaí!

Boa quinta-feira,
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

12 comentários sobre “Organizando o armário com lista

  1. Mariii adorei a “arrumação”…

    Então, eu tenho algumas táticas:

    1) Deixo sempre separado enlatados, caixas e grãos, um em cada parte do armário para facilitar.
    2) O que uso com mais frequência fica de fácil acesso, pra não ter que ficar procurando.

    Mas, confesso, a sua ideia da listinha É ÓTIMA!
    Acho que assim que eu voltar pra “minha” casinha, vou me organizar assim! hehehe

    Beijão
    Mais uma vez, PARABÉNS!

    Curtir

    1. Ju, obrigada rs!
      Gostei desta ideia de separar enlatados, caixas, etc, porque assim também é um jeito de não se perder, né?
      Quando pôr o plano em prática, mostre aqui pra gente!

      Curtir

  2. Adorei a dica da lista na porta do armário! Na medida em que a gente vai usando as coisas é só ir riscando e acrescendo na lista de compras! Vou fazer isso!

    Curtir

  3. Oi, Mariana, adorei a ideia! Como aqui em casa eu e minha filha usamos as coisas, muitas vezes não sabemos se algo acabou u não. Seria uma maneira bacana de manter a comunicação. Beijo, Helka

    Curtir

    1. Ah, acho que vai funcionar bem com vocês, então. Assim não tem imprevistos, né? Porque, pelo menos comigo, bate uma tristeza quando vou pro armário com a certeza de ter algo e descobrir que não tem mais…

      Curtir

  4. Oi Mariana!
    Adoro organização :)
    Eu separo os itens na despensa por prateleiras.
    Mais ou menos a separação de um supermercado.
    E os iguais estão sempre juntinhos.
    E os com validade menor são os primeiros, sempre deixo na frente.
    Não guardo produtos de limpeza na mesmo lugar, só os papéis .
    Não tenho lista por perto, mas quando vamos ao mercado, consigo pela arrumação verificar o que está faltando.
    A lista é uma ótima ideia, mas as portas do nosso armário são de vidro translúcido.
    Ah, e tenho caixas plásticas.
    Uma para gelatina, outro para pipocassss rs e outro para saquinhos de tempero.
    Já guardei tempero junto com gelatina (!!!)
    Ficou tudo com cheiro de tomilho rs
    Por aqui projetei todos os armários, e fez muita diferença na arrumação, principalmente no quarto.
    A parte do armário da despensa tem 35 cm, as prateleiras menos de 30cm de profundidade e acomodam tudo direitinho.
    Vou pensar em uma maneira para a lista :)
    bjs

    Curtir

    1. Maria, você tem que ensinar esses truques pra gente rs! Qualquer dia, vamos marcar um Nossa Casa, Nossa Lida contigo, o que acha? Assim, conhecemos um pouquinho da sua casa e da sua rotina organizada rs!

      Curtir

  5. Oi Mari,

    Adorei a organizacao e as dicas.
    Por aqui eu ate tento organizar! e eu ate tenho um espaco bom, com mtas prateleiras na dispensa.
    Dae eu separo as latas, graos, massas na primeira; biscoitos, coisas de bolo (farinha de trigo, confetti), doces na segunda, e coisas uteis (papel aluminio, guardanapos, ziplocs, lampadas.. rs) na ultima.

    Qdo eu organizo, tudo fica otimo! mas da uns dias, ta uma bagunca de novo!
    E eu sempre checo as datas de validade e escrevo com ‘canetao’ na frente da embalagem onde eu possa ver!

    Aqui em casa eh uma eterna baguncinha arrumada. rs..

    Beijos

    Curtir

Gostou? Me conta!

