Cantinho: minha “biblioteca” (em homenagem ao Dia do Leitor)

Cantinho: minha “biblioteca” (em homenagem ao Dia do Leitor)

Ontem, dia 7 de janeiro, foi comemorado o Dia do Leitor. Eu não conhecia esta data, por isso não fiz o post antes :/ Desculpae! MAS, para a nossa alegria, nem tudo está perdido e ainda há tempo pra compartilhar com você a “biblioteca” que tenho em casa.
Você já conheceu um pedacinho do meu escritório, né? Mostrei aqui, no “Cantinho” mais recente. É neste cômodo que guardo meus livros. Não são muitos, mas são especiais (clichezinho sincero rs!).

livros5

Desde pequena, eu adoro ler. Meus pais sempre incentivaram a leitura, aliás. Então, tenho obras já bem velhas, algumas que não consegui ler, outras que já reli mais de uma vez. A trilogia de “O Senhor dos Anéis” é um dos livros que não li. Ganhei de presente do meu pai em 2001, de aniversário. Tentei várias vezes, mas não consegui caminhar muito na leitura. Talvez porque na época eu fosse muito novinha e não tivesse paciência pra este tipo de história. Hoje, nossa relação poderia ser melhor, acho. Mas Wesley e eu assistimos aos 3 filmes da série na semana passada (ou retrasada?) e agora a preguiça de ler aumenta ainda mais.

livros3

Gosto muito de visitar sebos. Este livro com a capa meio amarelada, quase branca de tão desbotada que está, é a segunda edição de “A Sangue Frio”, de Truman Capote. Deve ter uns 40 anos, mais ou menos. Pra você ter uma ideia, ao lado do nome do autor, na lombada, tinha também o nome do livro. Sumiu! Deve ter sido dividido com todas as mãos que já o tocaram no decorrer destas suas décadas de vida.

livros4

Repare que por toda a coleção tem muitos livros de Jornalismo. Não daria pra ser diferente, né? Eu já tinha alguns, aí o Wes se mudou e trouxe os dele. “O Idiota”, de Dostoiévski, apesar de não ser sobre Jornalismo, também é do Wesley. Eu não o li, ainda. É preciso inspiração pra começá-lo, né? rs

livros2

Aqui estão aqueles mais infantis. Na verdade, não tenho uma ordem pra separar os títulos. Ficam onde ficam, sem motivos. Meu Harry Potter está sozinho aí neste meio. Eu queria muito ter a coleção toda, os sete livros, mas agora que já vi todos os filmes (e tenho quase todos os DVDs rs!), parece que os livros são muito caros pra investir neles.

livros1

Também tenho livros que ganhei no trabalho, como estes do Renato Gaúcho, que é um locutor de rádio muito conhecido aqui em Curitiba. Como eu trabalhava em uma outra rádio, minha chefe me deu estes dois títulos, que era pra eu estudar. Mas nesta pilha também está minha obra favorita do meu escritor favorito: “O amor nos tempos do cólera”, de Gabriel García Márquez. Adoro este livro! Adoro este cara! Quero ler e reler mais algumas vezes, até decorar os diálogos e os cenários. Ah, e abaixo deste García Márquez está “A arca de Noé”, de Vinicius de Moraes. É o livro que está comigo há mais tempo, desde que eu tinha 6 anos. Foi meu pai quem me deu. Eu aprendi a ler e escrever sozinha e muito cedo, então lia qualquer coisa. Esta obra de poemas, por exemplo, decorei até a contra-capa rs!

E este é o Cantinho desta semana: minha biblioteca minúscula, mas acolhedora, fruto de alguns anos de coleção.
Apesar de ter sido ontem, desejo um feliz Dia do Leitor a você. Continue lendo, descobrindo o mundo pelas páginas de um livro antigo, com seu cheiro característico, suas folhas amareladas… Leia sempre!

Até amanhã,
Mariana

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida pra receber mais notícias sobre o blog!

17 comentários sobre “Cantinho: minha “biblioteca” (em homenagem ao Dia do Leitor)

  1. Eu gosto MUITÍSSIMO de ler.

    Tenho em casa cerca de 300 títulos, mas nem todos eu já li.
    Agora com mestrado, casamento e concurso, vai ficar um pouco mais dfícil.

    Meu escritor preferido é o john grisham, um advogado americano que, em regra, escreve sobre casos verídicos que ele acompanha.

    Normalmente seus livros são enormes ” A Câmara de Gás”, por exemplo, tem mais de 500 páginas e eu li em 2 ou 3 dias.

    Tenho a coleção quase completa dele, inclusive títulos em inglês que não existem no Brasil, fui comprando durante meus anos de graduação, quando tinha mais tempo livre. MAS, tenho também alguns que comprei em sebos, outros que ganhei.

    Isso sem contar os muitos livros de direito que tenho em casa, que aliás, preciso passar pra frente, pq já estão desatualizados…

    Ler, pra mim, é diversão. Nos momentos livros, procuro fazer isso, embora sejam bem poucos.

    Acho que a leitura deveria ser incentivada para toda a população. Quem lê, escreve, fala e entende melhor, #FICAADICA

    Beijão Mari.
    Adorei a Biblioteca =)

    Curtir

    1. Ju, é bem isso: quem lê, escreve, fala e entende melhor. Impressionante a diferença, né? E não tem nada a ver com alfabetização completa. Minha avó estudou até a quarta série – ou seja, aprendeu a ler e escrever, mas só o básico, mesmo. Só que ela adora ler! Lê revistas, jornais, faz palavras cruzadas… Ela adora!!! Acho uma delícia quando a vejo com um livro ou revista nas mãos. Muito inspirador!

      Curtir

      1. é realmente impressionante a questão da leitura.
        Minha vó também, pouco estudando, mas volta e meia pego ela lendo a bíblia, que ela tanto gosta.
        e é assim, a gente lê o que gosta e ganha muito conhecimento, coisa que, nas palavras da minha vó “ninguém pode tirar da gente”…

        Curtir

  2. Adorei conhecer sua biblioteca! Vi que tem alguns livros do Paulo Coelho também, eu gosto muito dos livros dele, já li todos (tirando o último). Mas nunca comento muito sobre ele porque muita gente não gosta! rs… Acho que o gosto pela leitura é a melhor coisa que os pais e a escola podem ensinar! Eu leio muito, mas gostaria de ler ainda mais, tem tantos livro na minha listinha de futuras leituras ainda… Gabriel Garcia Marquez é um deles, agora fiquei ainda com mais vontade! Bjs!! (ah! tb não consegui progredir no senhor dos anéis viu..)

    Curtir

    1. Menina, acho que “O senhor dos anéis” é pra poucos haha! Já os do Paulo Coelho, que realmente são muito criticados, são bem fáceis, né? Gosto deles. Sempre tiro algo de construtivo.
      Quando você for iniciar o caminho dos García Márquez, vá com “O amor nos tempos do cólera”, primeiro. É um dos melhores e a casa que compõe o principal cenário da trama parece que tem vida própria. É impressionante!
      Boa leitura pra nós, Isa! rs

      Curtir

  3. Oi Mariana!
    Bacana a sua biblioteca.
    Já fui bem tracinha.
    Adoro entrar em sebos e procurar livros de artes.
    Tenho alguns bem antigos, com cara de ‘velhos’ inclusive, rs mas adorei.
    Tenho muito livro ‘técnico’ e uma das coisas que listei para 2013 é ler mais.
    Tenho dois livros parados aqui.
    Eu li o Senhor dos Anéis – um livro – em português/Portugal.
    Nem sonhavam em fazer a trilogia e uma amiga já estava apaixonada pelo livro.
    Acho que por isso preferi os filmes…
    Harry Potter li até o quinto.
    E posso te dizer que os livros são bem melhores.
    Aliás, não vi nenhum filme até hoje que tenha sido melhor que algum livro que tenha lido.
    Leitura faz falta, é algo para praticarmos diariamente !
    bjs

    Curtir

    1. Maria, eu também prefiro os livros, mas é que depois que a gente assiste aos filmes parece nascer uma preguiça de voltar às obras impressas rs!
      Também quero ler mais. Até me inscrevi no Skoob, que é pra ver se crio vergonha na cara haha!
      Um beijão!

      Curtir

  4. Adorei o seu cantinho de leitura! É tão gostoso olhar para eles e lembrar de cada história lida, né? Adoro ler, atualmente estou lendo o 50 tons de cinza que ganhei de amigo secreto. Bem diferente dos lidos anteriores rss. O que importa é não parar de ler jamais…A nossa cabeça agradece! Ah! estava vendo que mudo para WP, me conta depois o que está achando? Estou pensando em migrar tb, bjinhos

    Curtir

    1. Oi, Rafa! Eu queria muito ler o 50 Tons, mas tô com tanto livro parado aqui na estante que ainda não li que não quis comprá-lo. Mas me diga se é tão legal mesmo quanto tão dizendo, porque parece que tá todo mundo lendo rs!
      E eu tenho 2 blogs – este e um mais pros meus pensamentos, sabe? rs. Este outro é blogspot. Na minha opinião, o blogspot é bem mais fácil de mexer, mas tem menos recursos. No wordpress dá pra brincar mais, ter mais coisas diferentes e tudo mais. Fiz algumas pesquisas com profissionais (rs!) recentemente que apontaram a mesma coisa: chega uma hora, que dependendo da sua demanda, o blogspot se torna um pouco limitado.
      Espero ter ajudado, rs!
      Beijão!

      Curtir

  5. Adoro ler, já fui viciada mas, depois do nascimento do meu segundo filho, só tem rolado história infantil. É bom também, mas sinto falta daquele tempo pra ler uma página e olhar para o teto, criando o cenário, se perdendo no enredo. Mas logo mais acho que volto à ativa…rs. Gostoso seu cantinho de leitura e legal ver um pouco de vc nesses volumes. Beijos!

    Curtir

  6. Olá Mariana
    Espero que você esteja bem!
    Também não conhecia esse dia e o meu hábito de ler também é muito reduzido; tenho vindo a fazer alguns progressos nesse sentido, mas muito poucos ainda.
    A minha biblioteca, se é que se pode chamar assim, rs…rs…rs…, é muito reduzida, digamos que seja uma prateleira da sua.
    Mas, tenho uma filhota que devora livros(incentivo da mãe) e a dela, com apenas 12 anos conseque ser bem maior que a minha, já com 40.
    Tudo de bom!
    Beijinhos

    Curtir

    1. Rosinha, mas ler é puro hábito. É preciso começar. Você deve encontrar o livro certo, sabe? Igual marido rs! Tem uns com a capa bonita, outros “magrinhos”, mas só lendo mesmo pra você ver se combina com você. Aproveite que o ano está só começando e se arrisque :)
      Um beijão!

      Curtir

  7. Adooro livros. No momento tenho nada menos que 4 na mesinha de cabeceira. Vou lendo cada um de acordo com o humor do dia, porque alguns são mais leves, outros precisam de mais atenção.
    Também adoro ver estantes cheia de livros, o visual deles é lindo… acho que o ambiente fica sempre uma delícia com livros expostos!

    Curtir

    1. Oi, Debora. Eu dei uma arrumadinha na estante, direcionando os livros pelas cores. Não ficou com blocos bem definidos, mas achei o resultado divertido. Adoro mexer nas coisas haha! Qualquer dia, fotografo de novo.
      Eu estava lendo 2 livros, também, mas não dei conta. Parei pra terminar um, depois terminei o outro. Fiquei meio confusa na metade das histórias. Aí não adianta nada continuar a leitura, né? rs
      Um beijo!

      Curtir

Gostou? Me conta!