Receita: bolo de chocolate na caneca

Receita: bolo de chocolate na caneca

Oi, sexta amada! Vamos falar sobre receitas?
Semana passada, furei, eu sei. Mas desta vez não vou decepcionar :) (Aliás, vou decepcionar quem acompanha a fan page, porque esses dias fiz uma campanha a favor da reeducação alimentar e a receita de hoje é um belo de um tiro no pé. Faz parte, né, gente?)
Como eu já contei, meu irmão veio me visitar na terça-feira. Aí quis caprichar no café da manhã, que é pra ver o JV aparece mais vezes por aqui, e fiz esse bolo de chocolate na caneca (que fica pronto em 6 minutinhos no microondas!):

Pra agradar o irmão, um bolo quentinho de café da manhã
Pra agradar o irmão, um bolo quentinho de café da manhã

Levei uns 10 minutos pra preparar a receita (quase o mesmo tempo que você levará pra ler este post e pensar num comentário bem legal pra escrever ;D). Acompanhe:

Ingredientes:
4 colheres de farinha de trigo (não precisam ser cheias)
4 colheres de açúcar (achei que ficou doce demais, então, se você quiser, pode reduzir pra 3, que é o que eu farei na próxima vez)
1 ovo
3 colheres de óleo
3 colheres de leite
3 colheres de achocolatado
Barra de chocolate (pra cobertura)

Você coloca tudo isso em uma caneca grande:

Os ingredientes do nosso bolinho
Os ingredientes do nosso bolinho. Parece que não vai caber, mas cabe!

Então, mexa bem. Mas mexa bem MESMO, porque a farinha, o achocolatado e o açúcar costumam ser muito “unidos”. Cabe a você por um fim nesta amizade (pelo seu bem).

Depois de mexida, a massa diminui
Depois de mexida, a massa diminui

Agora, é hora de mandar o bolo pro forno microondas. Nesta parte, existem divergências. Algumas receitas dizem que o bolo fica pronto em 3 minutos, mas no meu microondas isso não acontece. Talvez a potência do meu forno seja baixa (mesmo estando em 100%) ou talvez seja igual à lenda do Miojo. Então, ao colocar as canecas no micro, é bom ficar de olho. Eu fiz assim: coloquei 3 minutos, aí tirei e acrescentei mega rapidamente o chocolate em pedaços pra cobertura.

Hmmm, mais chocolate!
Hmmm, mais chocolate!

Feito isso, volte as canecas ao forno, por mais 3 minutos. 2 dicas: embaixo das canecas, coloque um prato, porque o bolo cresce bastante e faz uma leve bagunça. 2ª dica: antes de colocar o chocolate por cima da massa, faça uns furinhos nela, que assim, ao derreter, o chocolate escorre e deixa o bolinho ainda mais delícia!

1c
E pronto! Viva o bolo de microondas!

Olha só! Nem terminei o post e o bolo já apareceu pronto aí em cima. Eu disse que o negócio é rápido!
Viu como ele cresce bastante? Então, não vá se esquecer do prato, a não ser que goste de limpar microondas :)
Bom, e justamente por render um monte, nunca conseguimos comer uma “caneca” de uma só vez. O truque é: coma a metade de cima e depois, à tarde, à noite, no dia seguinte, sei lá eu quando, coloque mais cobertura na parte restante, mande pro microondas por uns 40 segundinhos, e se delicie mais uma vez. (Aqui, além da cobertura, completamos a porção com uma bola de sorvete. Ficou beeem gostoso!).

1b
Esta é a consistência do bolo

A massa não fica tão fofa e tão leve quanto à de uma Nega Maluca, por exemplo, mas fica bem gostosa!

1d
Nhami!

Gostou?
Sabe outra receita de bolo de caneca ou bolo de microondas? Porque se souber pode me contar é já, que eu adoro estas coisas práticas de cozinha, ainda mais nos finais de semana!

Domingo, você já sabe, temos as imagens inspiradoras da semana. Amanhã, é dia de descanso :)
Até lá,
Mariana

 

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida pra receber mais notícias sobre o blog!

21 comentários sobre “Receita: bolo de chocolate na caneca

  1. Olá! Nossa, que delícia que deve ter ficado esse bolo, me deu água na boca!! Será que aqueles de pacotinho tbm ficam assim??? Eu tenho um lá em casa pra fazer, mas não estava levando muta fé!! Bjs!!

    Curtir

    1. Oi, Carol!
      Eu nunca experimentei desta massa pronta de bolo de caneca, mas é tão rapidinho que vale a pena tentar. Quase não dá trabalho!
      Já fiz com massa pronta de bolo normal, sabe? Fiz um sabor baunilha. Ficou beeem gostoso! Talvez estes pacotinhos sejam iguais ao pacotão, rs!
      Beijo e boa sorte!

      Curtir

      1. OI Mariana! Adorei o seu blog/página…hehehehe. Adoro bolo e acho super prático fazer assim em porções individuais então já dei nota 1000 para a sua receita. A única coisa que eu mudo é a questão do forno. Não gosto do jeito que cozinha o bolo no micro então coloco no forno e me delicio. É tudo de bom! Adorei a dica do chocolate na cobertura e também de repor esse chocolate num segundo momento guloseima.
        Um super abraço e foi um praze ver seu comentário lá no meu blogue e poder estar aqui conhecendo e visitando o seu. Terás muitas outras visitas e comentários, ou seria melhor dizer carta? Hahahahaha
        Abraços e bom fim de semana!

        Curtir

      2. Oi, Adália!
        Quero saber mais sobre esta versão no forno convencional! Fica pronta rapidinho, também?
        E venha sempre que quiser pra uma visitinha :) Será recebida com muito prazer!
        Um beijão!

        Curtir

  2. Eu quero, Mari!!!!!!
    Se eu fosse seu irmão, acabaria mudando de vez pra sua casa. rs
    Amoadorovenero bolo de chocolate… Ainda mais um tão fácil e rápido como esse.
    Amanhã meu lanche da tarde está garantido! =D
    Beijões.

    Curtir

  3. Nada como receitinhas práticas e rápidas, né!
    Tb adoro bolos de caneca, pq nem sempre quero preparar uma forma inteira. Ainda mais qdo queremos manter uma alimentação mais saudável… hehehe!
    Vou favoritar a sua receitinha, especialmente para os momentos de TPM, pq ai não tem jeito: é chocolate na veia e pronto!! kkkkkkk…
    Bjks
    :)

    Curtir

    1. Cici, às vezes (muitas vezes rs!), também passo por isso: crises chocólatras haha! Acho que acontece com muitas mulheres, né?
      Experimente a receita e depois me conte se gostou!
      Um beijo.

      Curtir

  4. Olá Mariana vim através do blog cdecici lindo seu blog também faço bolo de caneca aqui em casa todos gostam (fiz agora e estou comendo rsrs) muito bom esses dias fiz um teste e deu certo fiz de cenoura ficou ótimo.Beijos Vivian

    Curtir

  5. Mariana, eu sempre faço esse bolo de chocolate de caneca e nunca coloquei pratinho embaixo. A massa cresce muito mesmo, mas já mais durinha e não transborda.
    Estou com outras 2 receitas de bolo de caneca: de fubá e de cenoura, mas ainda não fiz. Quando eu fizer, volto para contar.
    Ah, vou aproveitar essa sua ideia da barra de chocolate, nunca fiz assim.

    Beijos.

    Curtir

Gostou? Me conta!

