Alimentação saudável e consciente: escolha a fruta certa

Alimentação saudável e consciente: escolha a fruta certa

Oi, gente!

Comecei o ano com a lista de resoluções, lembra? Entre os 5 itens que listei, o 3 dizia: “Vou guardar dinheiro”; o 4: “Vou cuidar mais de mim”; o 5: “Vou me envolver mais com causas sociais e ambientais”. O post de hoje traz um pouco de cada uma destas metas e já você verá o porquê.

Em julho, no comecinho do blog, fiz um post falando sobre quais eram as frutas da estação (no caso, do inverno). Minha ideia era a de manter o post pelas estações seguintes, pra que eu pudesse conhecer um pouco mais sobre o assunto e, consequentemente, quem acompanha o MCML também. Pois o tempo passou e eu me esqueci completamente disso, até folhear a revista Superinteressante de final de ano (aquela especial com a capa verde) e encontrar, nas páginas 38 e 39, uma matéria com o título “Qual é a época certa?”, que fala sobre a importância de consumir frutas, legumes e verduras em seus meses de colheitas NATURAIS.
Ao fazer isso, respeitar a época certa de cada cultivo, o agricultor economiza dinheiro e insumos, como água, mão de obra, adubo, pesticida, etc. Automaticamente, na hora de nós, consumidores, comprarmos a produção, ela tem um preço adequado, digamos assim, um preço dentro do normal. PORÉM, quando uma fruta de clima frio é cultivada de forma “artificial” durante o inverno, por exemplo, o valor de sua produção sobe muito, aumentando também o valor que pagamos por ela no mercado ou na feira. Veja a manga, fruta de altas temperaturas: quando oferecida no inverno, pode custar até 500% a mais, de acordo com informações da Super. E é aí que entra minha meta 3: eu quero POUPAR dinheiro. Sendo assim, não vejo razões pra gastá-lo com frutas cujos valores estejam acima do normal (porque 500% não é uma diferença razoável, né?).
Mas vamos adiante, pensando nas metas 4 e 5. As duas se encontram num mesmo ponto: você já parou pra pensar que um morango, fruta de clima frio, NA TEORIA, não deveria nascer sob um sol de 30 e poucos graus torrando na cabeça? Entretanto, isso não impede que você vá ao mercado agora e encontre diversas caixinhas da fruta por lá. Como isso é possível? Vou dizer: pra conseguir dar vida a um moranguinho em janeiro, o agricultor usa e abusa de agrotóxicos, que prejudicam não apenas o solo (ou seja, a natureza), mas também a nossa saúde. “Ao longo da última década, 5,6 mil pessoas se intoxicaram com agrotóxicos por ano, em média”, apontam dados da Fundação Oswaldo Cruz, segundo a revista Superinteressante. Pode parecer pouco, mas penso que é um risco desnecessário (a não ser quando bate aquela vontade louca de comer pera em junho, por exemplo. Nestes casos, tudo bem se render aos agrotóxicos, né? Mas SEM EXAGEROS!).
O que quero dizer, gente, é que temos no Brasil uma imensa variedade de frutas típicas de cada estação. É normal que eu goste mais de uma do que de outra, mas é difícil de acreditar que entre todas as opções disponíveis neste calorão que estamos nada me interesse e eu só tenha olhos pra atemoia, cujo cultivo se restringe de abril a setembro. Acho que podemos nos arriscar, fazer uma salada de frutas diferente, aproveitar que romã só existe em janeiro e comer até passar mal! (Modo de dizer, hein!). Ah, não gosta de romã? O verão também oferece uva, maracujá, ameixa (amo!), lichia, pera, figo (amo muito!!), manga, tangerina, seriguela, romã, limão e laranja. Quer dizer, deve ter ainda mais, mas citei essas que são as que a Super mostrou por lá.
Use a criatividade e explore os sabores que a natureza tem pra oferecer. Sei que parece comercial da Natura, mas é verdade! Chega de moranguinho com creme de leite o ano todo!
Vamos tentar?

Amanhã, deixando as frutas de lado, quem entra na dança é o chocolate! Trago uma receita de bolo de caneca bem gostosinho e mega prático!
Nos vemos lá,
Mariana

 

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida pra receber mais notícias sobre o blog!

Anúncios

9 comentários sobre “Alimentação saudável e consciente: escolha a fruta certa

  1. Muito bom rever nossas resoluções… ainda estou organizando as minhas.
    Vou aguardar a receita do bolo de caneca!
    Abraços! Um final de semana abençoado e feliz pra ti.

    Curtir

    1. Oi, Imaculada!
      Pois é isso mesmo! Não adianta fazer estas listas e deixar pra pensar nelas no final do ano, né? O momento de colocá-la em prática é agora.
      Tomara que eu me saia bem, rs!
      Ah, e o bolo de caneca é amanhã.
      Um beijo!

      Curtir

  2. Isso é ótimo, Mari!
    Uma vez tentei fazer uma listinha com as frutas, legumes e verduras típicas de cada estação, mas acabei não seguindo mais depois de um tempo (vergonha). Sou muito desorganizada em relação à comida, mas já está entre minhas resoluções para 2013 dar um jeito nisso. =)
    Boa sorte com as metas!
    Beijões.
    Tati.

    Curtir

    1. Tati, também sou péssima com a organização alimentar! Todos os dias, quando acordo, prometo que vou me alimentar direitinho, comer tantas frutas, tomar tantos copos d’água… o dia vai passando e vou só me frustrando. Mas preciso mudar URGENTEMENTE!!! Vamos ver se agora, me expondo, haha!, eu consigo melhorar o meu jeito.
      Um beijão pra ti! Obrigada!

      Curtir

  3. Aqui estabelecemos a regra de mais legumes durante a semana, de preferência, de lugares confiáveis… nunca tinha pensado nas questões de época, mas ficarei mais atenta.
    Um beijo, e um excelente 2013!

    Curtir

    1. Legumes é uma coisa que ainda não consegui colocar por aqui. Também tenho que pensar nisso. Mas é mais difícil quando a gente faz refeições sozinho, né? Eu almoço sozinha quase que todos os dias, aí pareço que não animo, rs!
      Um beijão, Rê. Feliz ano novo!

      Curtir

  4. Aqui estabelecemos a regra de mais legumes durante a semana, de preferência, de lugares confiáveis… nunca tinha pensado nas questões de época, mas ficarei mais atenta.
    Um beijo, e um excelente 2013!

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s