Biscoitinhos de canela com chocolate

Biscoitinhos de canela com chocolate

O dia mais gostoso da semana é a sexta-feira, porque aqui no blog a gente fala sobre gourmet \o/

A receita de hoje é bem das deliciosas: são bolachinhas de canela cobertas com chocolate. Aprendi no Manga com Pimenta, da Nana (sempre tem coisas pra lá de gostosas por lá! Pelo visto, não falta inspiração naquela casa, rs!).

Bom, eu sou uma grande fã de bolachinhas. Primeiro, porque amo doces; segundo, porque acho que é mais saboroso comer coisas pequenininhas, de pedacinhos. Coisas da minha cabeça, rs!

Vamos logo à receita!

 

Ingredientes:

100 g de manteiga em temperatura ambiente

70 g de açúcar

200 g de farinha de trigo

canela a gosto

200 g de chocolate meio amargo (pra cobertura)

bolachinha2
Dá pra ver que eu coloquei bastante canela, né? Achei até que o biscoito ficou com um gostinho forte, mas que pra mim e pro Wesley estava delicioso. Vai de acordo com o gosto de cada um

Então, misture todos os ingredientes, com as mãos, até obter uma massa bem consistente. Neste ponto, envolva a massa em um filme plástico e mande pra geladeira.

bolachinha1
A massa no filme plástico. Coloque na geladeira e deixe descansar por algumas horas

A Nana indicou que 2h na geladeira são suficientes. Como eu fiz à noite e logo em seguida fui dormir, minha massa ficou mais de 6h por lá e funcionou OK.

Agora, é hora de abrir a massa na mesa. Como eu não tenho rolo de macarrão, usei as mãos mesmo (e muita paciência, rs!). Como esta já é a preparação pra cortar os biscoitos, então você pode deixar a massa da finura que você quiser a bolachinha.

Depois de aberta, hora do corte. Dá pra usar cortadores bonitinhos, com formatos diferentes, etc. Eu não tenho essas coisas por aqui então cortei quadradinhos mais ou menos parecidos. A Nana ensina também que dá pra fazer uma bolinha e amassar com o garfo, que fica um design bem legal!).

Cortados todos os biscoitos, hora de mandar pro forno pré-aquecido. Deixe em temperatura média por quase 20 minutos. E preste bastante atenção, porque se passar disso o biscoitinho fica duro.

Enquanto o forno faz a sua parte, você vai pro chocolate, que é a cobertura. Eu usei uns 200 g de chocolate meio amargo, mas isso vai de acordo com o seu gosto, pois dá pra cobrir a bolachinha inteira, o que pede mais chocolate – no meu caso, cobri apenas metade dela. Até esperar os 20 minutos, dá tempo de você picar o chocolate, coisa que é um pouco chata.

Tirou os biscoitinhos do forno? Ótimo. Agora, sente e espera. A massa tem que esfriar antes de você passar no chocolate. Vai dar uma volta, pensar na vida, lixar a unha… E está na hora de voltar.

Coloque o chocolate no microondas por 2 minutinhos, pra derreter, e aí mergulhe os docinhos nesta delícia líquida. (É agora que você escolhe se vai molhar só um pouquinho do biscoito ou ele inteiro. Se você fizer como eu, que optou pela metade, apenas, fará menos sujeira, pois poderá segurar na metade “limpa” da bolacha. Mas se quiser ir com tudo, então use um garfinho pra ajudar no trabalho sujo.)

Aí, bota tudo em uma assadeira coberta com papel manteiga, que é pro chocolate não grudar, e volta pra geladeira. É bate-volta esta parte. Basta que o chocolate tenha endurecido.

Retire-os do papel manteiga e faça o que você quiser com os biscoitinhos de canela com chocolate :)

bolachinha
Os biscoitinhos prontos

Um ótimo presente de Natal, pra quem ainda não pensou em nada.

Espero que tenha gostado!

Nana, obrigada pela receita :)

 

Bom final de semana,

Mariana

12 comentários sobre “Biscoitinhos de canela com chocolate

  1. Hmmm amei a receita!! Adoro cozinhar, mas só sobremesas e doces, e especialmente biscoitinhos!! rs.. Esse parece uma delicia! Vou usar os cortadores que ganhei de natal da minha irmã :) Bjo e bom final de semana!!

    Curtir

  2. A cara é ótima, vou passar a receita pra minha sobrinha, que adora preparar biscoitos! Como não sei como serão os próximos dias, aproveito pra te desejar um excelente Natal e que seu 2013 seja incrível! Beijo grande em vc e na família.

    Curtir

    1. Helka, muito obrigada!
      Eu realmente sumi no Natal, rs! Fui visitar minha família e o calor estava tão grande que foi impossível sentar e mexer no computador pra aparecer por aqui.
      Espero que seu Natal tenha sido muito especial.
      Um beijão!

      Curtir

  3. ownnnn que fofaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Mari, já publiquei nas minhas redes sociais o seu blog mostrando que vc se arriscou hahaha

    Obrigada flor, feliz Natal viu, tudo lindo e maravilhoso.

    bjss

    Curtir

  4. Hummm, isso deve ter ficado muito, muito bom! Obrigada pelo carinho de sempre, por mais um ano de partilha, de amizade. Que tenhas um feliz Natal e que o Menino Jesus abençõe seu novo ano com muita saúde, alegria, paz, amor, realizações e muita, muita felicidade! Bjs

    Curtir

Gostou? Me conta!

