Você viaja, mas a sua casa fica. Cuidado!

Você viaja, mas a sua casa fica. Cuidado!

Já conversamos nesta semana sobre os cuidados que devemos ter com o carro antes de viajar. Hoje, a protagonista da vez é a nossa casa.

Como no final de ano temos dois feriados muito próximos, que são os de Natal e Ano Novo, e é uma época na qual a maioria das pessoas estão em férias, incluindo as crianças, é raro encontrar alguém que não aproveite para viajar.

E se ir ao trabalho já exige cuidados com a casa, imagine quando o período de “solidão” se estende por mais de uma semana. A atenção precisa ser triplicada.

O site Indo Viajar ensina algumas dicas básicas para estes momentos, como por exemplo: não saia contando por aí sobre sua viagem, não a divulgue no Facebook ou Twitter e peça aos amigos que também não comentem com terceiros. Quanto menos gente souber que sua casa ficará sozinha, melhor (esta regra vale também pra quem mora em condomínios: nem o seu porteiro tem que saber o dia que você volta, que é pra não fofocar a ninguém).

Por outro lado, é interessante que você comunique sua ausência a um vizinho de confiança. Assim, você pode lhe telefonar, ou ele te telefonar, pra avisar se está tudo bem. Deixar a chave com ele não é necessário. É melhor entregá-la a um parente, e apenas em caso de viagens longas. Quando for assim, peça ao “visitante” que abra as janelas, junte as folhas que se acumulam no jardim ou na garagem, regue as plantas, pegue a correspondência da caixa… essas coisas mais aparentes.

Se você é assinante de jornais ou revistas, é bom suspender a entrega dos exemplares para evitar que eles se acumulem em frente à casa. Você pode pedir, inclusive, para entregarem sua revista ou jornal em outro endereço, que pode ser o endereço no qual você estará, por exemplo. Assim não perde de acompanhar as notícias :)

O velho truque de deixar a luz acesa não é recomendado. Além de sua conta vir bem cara no final do mês, a luz acesa durante o dia representa justamente o contrário do que você tentou passar com o ato: que a casa está vazia. O melhor a fazer, se possível, é instalar aqueles programadores de luz, que a acendem automaticamente em determinado horário.

Além destes cuidados para evitar assaltos, existem outros referentes a segurança da própria casa, como ensina o Organize sua Vida: é bom desligar a chama piloto do aquecedor a gás ou a chave do aquecimento elétrico da água, assim como desconectar da tomada aparelhos elétricos, como rádio, TV, computador, fogão, DVD, etc. Ah, e feche o registro geral da água.

Por fim, pessoal, uma dica minha: viu tudo isso que eu escrevi acima? Anote em um papel, no iPad ou sei lá eu onde e faça um check list, que assim você não esquecerá nada! Porque se for pra ficar quebrando a cabeça em cima da hora, com as malas pra arrumar, o carro pra revisar, as crianças celebrando as férias… aí vai ficar coisa pra trás. E a consequência disso é que talvez você não consiga curtir o passeio em paz, porque ficará pensando se fez tudo o que devia ter feito pra evitar acidentes em casa.

E então é só aproveitar a vida, colocar o pé na areia (ah, estes sortudos!!!) e comemorar o Natal e a virada do ano beeem feliz e contente :D

 

Um abraço a quem já está de viagem pronta! E quem ainda tem planos de aparecer por aqui amanhã, a notícia boa é que sexta é dia de gourmet! Tenho uma receitinha que peguei no blog da Nana, o Manga com Pimenta, que é uma delícia! Vale a pena esperar :)

Até lá,
Mariana

Anúncios

10 comentários sobre “Você viaja, mas a sua casa fica. Cuidado!

  1. ótimas dicas Mariana!!! é melhor passar as férias tranquilamente ao deixar nossa casa sozinha!
    então encontrei outra louca varrida que ama e assiste os filmes crepúsculo loucamente?!! Fico feliz em saber que não sou a única rsrsrs!
    bjos

    Curtir

    1. Sim, Suzana! Mesmo que seja uma viagem curtinha, é bom ir tranquila e deixar a casa em segurança.
      E, sim, sou uma mega fã da saga dos vampiros hahaha! Não li os livros, mas os filmes vi todos – e mais de uma vez rs!
      Beijão!

      Curtir

  2. Oi, Mariana, dicas valiosas! Tenho a sorte de poder contar com a secretária do lar da minha sogra, que cuidará super bem do meu cafofo e do Jorge, que infelizmente não acompanhará a gente nessa viagem. Bom, amanhã passarei por aqui pra te deixar um beijo especial! Helka

    Curtir

    1. Isso é bom, Helka. Aqui, não tenho com quem contar, mas moro em um condomínio bem movimento, então os perigos são relativamente menores. Mesmo assim, seria bom ter uma visitinha rs!
      Aguardo seu beijo amanhã, então!
      Beijão!

      Curtir

  3. Nem me fale, fiz isso q vc disse, minha sogra ia de 2 em 2 dias retirar folhas, correspondência, etc. Coloquei cerca elétrica e alarme em todas as portas e janelas. Mesmo assim algum babaca reparou e conseguiu entrar e levou uma tv led, microondas de inox, ferro de passar e uma coifa de inox! Minha sorte é que eu tinha seguro! Ai cobriu o preju. Mas fiquei muito transtornada e com medo. Viajar hj em da é um perigo. Beijos

    Curtir

    1. Oi, Mari.
      Poxa, o cara levou bastante coisa, hein. E os vizinhos não viram nada?
      Eu sou bem medrosa, confesso, rs. Acho que ia ficar um pouco traumatizada.
      Mas espero que neste ano as coisas sejam bem diferentes por aí!
      Um beijão!

      Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s