Fala, nutricionista: ceia de Natal amiga da balança

Fala, nutricionista: ceia de Natal amiga da balança

Hoje, a nutricionista Letícia Castilho ensina os cuidados que devemos ter com a ceia de Natal. Fica vendo! 

 

Leticia
Esta é a nutricionista Letícia Castilho. Decidi colocar uma foto dela por aqui pra você ver como essa minha amiga é linda, além de super competente!

 

Ah, o Natal! Que clima gostoso de festas, de reencontros com a família, de amigo secreto e, junto com tudo isso, de comilanças em exagero. Você se controlou o ano todo, fechou a boca, encarou a academia e não quer colocar tudo a perder no final do ano, certo? Então o que fazer para não causar um estrago tão grande assim à sua saúde e não ganhar uns quilinhos a mais?

É claro que não há necessidade de se privar de comer nesse dia por estar fazendo dieta. O mais importante é que não seja em exagero. E se possível que sejam feitas escolhas por alimentos mais saudáveis. Por exemplo, ao invés de comer uma leitoa assada ou uma carne bovina muito gorda, opte por chester, peixe ou peru. Tome cuidado com os defumados, pois esses alimentos que sofrem processo de defumação e formam no nosso organismo uma substância altamente cancerígena. Então, mais do que uma preocupação com calorias, preocupe-se também com a sua saúde.

Para acompanhar a carne, procure por opções menos “engordativas”. Ao invés de massas com molho branco e vários tipos de queijo, opte por uma farofinha, que pode ser feita com legumes e frutas secas. Lembre-se sempre da regrinha do consumo dos carboidratos: se comer um tipo, não coma o outro! Ou seja, se comer arroz, nada de farofinha ou de qualquer outra preparação rica em carboidrato.

Para aqueles que são ainda mais rigorosos com a dieta, a melhor opção seria acompanhar a carne com uma saladinha. Como o calor nessa época é muito grande, nada mais refrescante do que uma salada de folhas diversas e verduras (rúcula, alface, alface roxa, tomate cereja) combinadas com frutas (morango, manga, uva), que além de deixar a preparação super rica em antioxidante, vitaminas e minerais, são opções super saudáveis.

E depois desse controle todo durante a refeição é claro que a escolha da sobremesa também deve ser cuidadosa. Opte por sobremesas que não levem muitos cremes. Dê preferência para as frutas. Ou, se a ceia de Natal for na sua casa, você pode preparar uma deliciosa sobremesa que eu deixo aqui de dica.

Lembre que junto com todo esse cuidado com a alimentação o tipo de bebida escolhido também é muito importante. Não exagere nas bebidas que contenham álcool. Dê preferência para sucos naturais ou então a melhor opção que temos: a água.

Para finalizar, no dia após a comilança, faça um suco verde desintoxicante (com folhas de couve, gengibre, abacaxi, hortelã e água de coco) logo no café da manhã. Com toda certeza, esse esforço valerá a pena!!!

 

Receita de sorvete de amora para a sobremesa

 

Ingredientes:

2 xícaras de amora;

1 ramo de hortelã;

½ vidro de leite de coco (100 ml);

½ copo de água gelada;

6 colheres (sopa) de açúcar demerara.

Preparo: 

Bater no liquidificador a hortelã com ½ copo de água. Peneirar. Bater este suco com as amoras, o leite de coco e o açúcar. Deixar no freezer por 2 horas. Servir em taças, enfeitar com leite de coco e amoras.

Feliz Natal a todos :)

Letícia Castilho

Nutricionista

CRN 8 7260

4 comentários sobre “Fala, nutricionista: ceia de Natal amiga da balança

Gostou? Me conta!