Cuidados: planta artificial

Cuidados: planta artificial

artificial
As flores artificiais que mostrei ontem, no Cantinho da semana. Hoje, falamos sobre os cuidados que é preciso ter pra mantê-las bonitas por mais tempo

Como ontem eu mostrei o meu cantinho com flores artificiais, achei que hoje seria um bom dia pra falarmos sobre os cuidados que elas exigem. Afinal, não basta deixá-las ali pra sempre, porque acontece o que já sabemos: acumula poeira e cria uma casca de sujeira que apenas o laser do Superman é capaz de remover.

No portal M de Mulher, tem uma matéria que fala sobre o assunto (aqui) e diz que, ao perceber que a poeira está se acumulando, o ideal é lavar a planta artificial com detergente neutro, enxaguando logo em seguida. Nada de usar sabão em pó ou de outro tipo, porque pode causar manchas nas folhagens. Pra secar, coloque a plantinha de cabeça pra baixo em um local que tenha sombra.

Aliás, é preciso ressaltar que o sol é um grande inimigo deste tipo de enfeite. Então, não apenas evite secá-lo, como também expô-lo aos raios solares. As plantas artificiais devem ficar dentro de casa ou em outro lugar que tenha um bom telhadinho protegendo-as, do contrário suas folhas desbotarão e o que poderia durar bons tempos ficará velho e feio mais rápido do que você imagina.

Voltando aos métodos de limpeza, por experiência própria não te aconselho a passar pano umedecido sobre o arranjo quando ele já tiver sujinho, porque a textura da planta artificial não é muito lisa, o que causa manchinhas e acúmulo de sujeira nos vincos mais profundos. O melhor é passar o pano umedecido semanalmente, que assim a planta estará com a superfície sempre limpa, sem chances de manchar. E não é pra esfregar como se estivesse lavando roupa no tanque, tá, gente? É um toque sutil, levezinho.

E assim a lavagem completa, indicada acima, pode ser realizada uma ou duas vezes por ano apenas, como indica o blog Recanto da Alma.

Mas vamos combinar que poucas coisas na vida duram pra sempre. Portanto, é bom ter em mente que as flores artificiais têm seu tempo de vida, que deve ser respeitado. Hoje, vemos plantinhas fakes que são tão lindas quanto às reais, mas se mal cuidadas ou com o prazo de validade ultrapassado ficam feias. Acontece nas melhores famílias! A solução é dar adeus e trocá-las por outra. E isso é até muito bom, porque você poderá renovar o ambiente, mudar as cores, o vaso, enfim, fazer como achar melhor :)

Por hoje, é isso. Amanhã teremos a nutricionista Letícia Castilho dando umas dicas de como reduzir as calorias da sua ceia de Natal. Tem até uma receita de sobremesa bem gostosa e bem saudável!

Até lá!

Mariana

 

Pós-data: A Yvone, do Casas Possíveis, deixou nos comentário um jeitinho bem prático, utilizado por ela, pra lavar as flores artificiais. Ó só:

“Encho um balde com água, despejo umas gotas de detergente neutro, deixo de molho alguns minutos… Depois encho o balde novamente só com água, mergulho as flores e deixo mais alguns minutos. Por fim de cabeça para baixo deixo-as secando na sombra.”

Facim, facim! :)

Anúncios

10 comentários sobre “Cuidados: planta artificial

  1. Gostei das dicas e adorei ver seu cantinho ontem também! Acho que flores são muito importantes pra decorar a casa, fazem toda diferença… E as artificias quando são bonitas e bem cuidadas podem ter o mesmo efeito! Lindas as suas! Bjs

    Curtir

    1. Oi, Isabela.
      Penso o mesmo! Hoje, não temos tanto tempo (ou mesmo disposição) pra cuidar de um jardim, regar todos os vasos, adubar cada plantinha… As flores artificiais acabam sendo uma saída justa. Eu gosto delas!
      Beijo!

      Curtir

  2. Acho lindos os arranjos de flores artificiais mas acho que dão trabalho demais e pegam muita poeira. Fico com mais agonia ainda vendo tudo cheio de pó. E não tenho paciencia de limpar…rsrs…resultado: não tenho!
    beijos

    Curtir

    1. Oi, Adriana.
      Realmente, quando eles estão empoeirados ficam bem feios! Por isso estes cuidados são tão importantes. Se você tirar um tempinho toda semana pra limpá-las, dá tudo certo rs! E, se você for parar pra pensar, as flores naturais exigem cuidados diários. No fim, ambas são trabalhosas rs!
      Beijo!

      Curtir

  3. As dicas são ótimas, mas acho um tanto exagero lavar esse tipo de flor duas vezes na semana. Essas flores costumam ter um tempo de validade como vc. bem disse.
    Tenho algumas flores aricifiais em casa e costumo lavá-las um vez cada dois meses.
    Encho um balde com água, despejo umas gotas de detergente neutro, deixo de molho alguns minutos… Depois encho o balde novamente só com água, mergulho as flores e deixo mais alguns minutos. Por fim de cabeça para baixo deixo-as secando na sombra.
    Seu blog tá lindão viu?! bjus yvone

    Curtir

    1. Oi, Yvone.
      Primeiro, obrigada rs! Fico feliz com o elogio.
      Acho que passar um paninho umedecido uma vez por semana é o suficiente. Duas já seria demais mesmo hehe! Até porque, acredito, a ideia da pessoa ter flores artificiais é justamente poupar trabalho, né? No meu caso, pelo menos, é assim.
      Vou compartilhar seu passo a passo no post, que assim o pessoal que acessá-lo verá um jeitinho bem prático de fazer esta limpeza.
      Beijo!

      Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s