Brevidade (Bolo Mineiro)

Brevidade (Bolo Mineiro)

Minha sogra, dona Rutinha, é uma cozinheira de mão cheia. Sempre pego umas dicas com ela, que assim não corro riscos do Wesley querer voltar para a casa dos pais haha (brincadeira!).

Esses dias, ela me convidou para preparar uma receita ainda inédita em sua cozinha, mas que tinha um significado grande, pois era sua mãe quem a fazia. Como eu não conhecia o doce, fiquei apenas observando e anotando tudinho para contar por aqui :) eee!

 

Ingredientes

3 ovos inteiros

3 gemas

2 xícaras de açúcar

3 xícaras de polvilho doce

Antes de tudo, ligue o forno em 150/180°C.

Segunda coisa importante antes de começar: você vai precisar de forminhas pequenas, como as de cupcake ou pão de queijo. É preciso untá-las ou, então, colocar papel alumínio dentro delas, que assim fica fácil de desenformar o docinho depois. Nós fizemos a opção do papel alumínio.

Aí pode começar!

Coloque na batedeira (em velocidade média) os 3 ovos inteiros, as 3 gemas e o açúcar e bata até formar um creme esbranquiçado, como você vê na imagem abaixo:

Quando ficar assim, você começa a acrescentar o polvilho, aos poucos (uma xícara por vez). Coloca o polvilho, espera misturar bem, coloca mais um pouco e assim vai até que sentir que a massa deu uma encorpada. Ela fica bem consistente. Olha só:

Repare que ela quase não escorrega da colher. Este é o ponto ideal.

Agora, distribua a massa entre as forminhas. Mas cuidado, pois apesar de não levar fermento a massa quase dobra de tamanho!

Deixe no forno por uns 20 minutinhos (180°C), até que a parte de cima fique meio douradinha, e já pode tirar.

E fica assim! Tem cara de pão de queijo, né? E cheiro também, enquanto está assando, como bem notou minha cunhada Kelly, que chegou no meio do processo (pois eu, que estava lá desde o início, com o nariz trancado de gripe, não senti cheiro nenhum…).

Para degustar esta delícia, você pode caprichar com um potão de sorvete, uma geleia bem gostosa ou até apenas a Brevidade mesmo que fica bem bom! Ela tem meio que um gosto de sequilho, sabe? Fica com uma casquinha crocante e dentro é bem fofo.

Recomendo!

6 comentários sobre “Brevidade (Bolo Mineiro)

  1. Oie,
    Menina de Deus…..se vc soubesse o quanto eu spu desastrada na cozinha, ia rir muito.
    A receita de dona Rutinha me parece demais…..PARA COMER..rsrsrs…

    Beojokas e lindo findi pra voce.

    Curtir

Gostou? Me conta!

