Azeite temperado

Azeite temperado

Neste tempo de blog, recebi várias sugestões de coisas legais para testar. Nem sempre consigo fazer isso na hora, mas chega um dia que dá tempo hehe! Foi assim com esta dica da minha tia Estela: azeite temperado e congelado.

Parece estranho, né? Eu achei, quando ela me enviou a imagem. Mas preciso dar o braço a torcer: deu certo.

Antes de ensinar a fazer, vou mostrar as fotos, que assim fica mais fácil de entender o processo. Antes de ir para a geladeira, fica assim:

Depois de uma noite toda no congelador:

Esta foto de baixo mostra o azeite “congelado”. Ele não congela de verdade, porque é óleo, então não endurece. Fica numa consistência legal para cortar, se for preciso. Mas vamos ao que interessa!

O legal desta receitinha-truque é que você tem o tempero pronto em uma única forma, deixando ainda mais prática a hora de cozinhar.

Aproveitei um dia de inspiração para cortar vários dentes de alho beeem pequenininho (geralmente, quando faço isso enquanto cozinho, tenho preguiça de ser minuciosa e ficam uns pedaços meio grandes. Assim, com calma, você consegue fazer bem certinho). Aproveitei que minha sogra havia me dado uns raminhos de ervas (alecrim, manjerona e manjericão) e os usei também. No meu caso, prefiro sabores separados, então coloquei em cada buraquinho da forma de gelo um tipo de tempero. Em um ficou o alho, em outro o alecrim, no outro a manjerona e assim por diante. O tanto que você deve por é no olho. Eu gosto de tudo beeem temperado, então coloquei bastante alho em cada espaço.

Depois disso, preencha os buraquinhos com azeite. Mais uma vez, depende do seu gosto. Eu coloquei até encher os espaços. Então mande para o congelador.

E aí, minha amiga, quando for a hora de cozinhar, você escolhe o tempero que quer, tira um cubinho da forma, coloca na panela e pronto! Resolvido o seu problema! Nada de cortar alho e ervas para ficar com a mão “cheirosa” depois!

CLARO que em muitos momentos picar alho é terapia, mas não é sempre que a disposição bate, né?

Vale a pena tentar!

Pós-data: Depois de um tempo na geladeira, a aparência do azeite não fica das melhores. Achei melhor jogar fora. Então, quando fizer aí na sua casa, faça uma quantidade que você vá usar em até cinco dias, uma semana, no máximo.

8 comentários sobre “Azeite temperado

  1. Yo nunca tengo mucho tiempo para cocinar. En las vacaciones me encanta. Me encanta su blog porque aprendo cosas nuevas y simples. A mi marido le encanta el ajo . Creo que probare su receta de meter el aceite en el congelador. Lo encontré genial para sacar de apuro en las comidas
    Besos

    Curtir

    1. Ai, Angelica, que bom :D Fico muito contente com seus elogios! Muito obrigada! Mas vou fazer um comentário pós-postagem a você: deixei o meu azeite muito tempo no congelador (mais de 2 semanas) e acho que a cara dele não está muito boa (preciso conferir o sabor). Então, indico que você não faça muitas doses de uma só vez, a não ser que a demanda por aí seja grande. Um beijão!

      Curtir

Gostou? Me conta!