O que fazer com as contas antigas?

O que fazer com as contas antigas?

Todas as empresas deveriam mandar, no final do ano, um comprovante de que nossas contas relacionadas a esta empresa foram quitadas – seja de luz, água, telefone, tv a cabo e tudo mais. Não sei na casa de vocês, mas na minha isso aconteceu uma única vez (e, pelo que pesquisei, a onda não emplacou, mas o consumidor pode ir ao Procon reclamar, quando não recebe o tal comprovante). Ou seja, fico juntando papel e mais papel em trocentas pastas que ocupam um super espaço nos meus armários e que estão completamente desorganizadas. Duvida? Ó só:

Como eu nem sabia mais em qual pasta guardar cada coisa, só ia deixando as novas contas pagas por cima da pilha, sem dar importância à organização. Quando precisava encontrar um papel… só por Deus! Tinha que revirar tudo e literalmente caçá-lo!!!

A bagunça vem desde 2009, porque tenho medo de jogar os comprovantes fora. Foi neste ano, aliás, que o presidente Lula sancionou uma lei que tira do consumidor a responsabilidade de apresentar a comprovação do pagamento e a transferiu para as próprias empresas. Isso quer dizer que, se der um rolo e você não tiver a conta paga com você, não tem problema, pois a empresa com quem você “se enrolou” é quem terá de correr atrás para provar que você está em dívida com ela.

Mesmo assim, é bom ter tudo guardadinho em casa, não é? Não quero correr o risco de depender das empresas, quando posso eu mesma resolver o problema. Por isso, quando o Wesley me mostrou a solução para este caso, fiquei toda feliz :D Ele me deu uma pasta cheia das divisórias, nas quais coloco todas as contas juntas, embora separadas por tipo. Etiquetei cada repartição com luz, Sky, condomínio, Tim, GVT, compras na internet, documentos meus, documentos dele, pendências e ainda sobrou espaço para o que mais vier por aí.

Veja só que beleza que ficou:

Como esta pasta é bem velha, de quando ele fez intercâmbio, não sei o preço, mas deve ter em qualquer livraria por preços variados. É só procurar bem :)

Na hora de transferir os comprovantes de pastas, veio a grande dúvida: será mesmo que preciso guardar os papéis de 2009? Tudo depende. Vamos às explicações:

– água, luz, telefone e outras contas de serviços: guardar por 5 anos;

– condomínio: é bom guardar enquanto você morar no imóvel;

– consórcio: mantenha os comprovantes até o encerramento do consórcio;

– seguro: guarde as propostas, apólices e declarações de pagamento por um ano além do término do seguro;

– convênio médico: guarde tudo por todo o período de contratação;

– mensalidade escolar e outros cursos: declarações e contrato devem ser guardados por 5 anos;

– cartão de crédito: guarde as declarações por um ano;

– aluguel: enquanto você estiver no imóvel, guarde tudo e só jogue fora depois que você receber os termos na entrega das chaves;

– notas fiscais e certificados de garantia: as de compra de produtos e serviços duráveis devem ser guardadas pelo prazo da vida útil do produto/serviço, a contar da aquisição do bem;

– contratos: precisam ser conservados até que o vínculo entre as partes seja desfeito e, quando se trata de financiamento, até que todas as parcelas estejam quitadas e o bem, desalienado.

Entendido?

Anúncios

4 comentários sobre “O que fazer com as contas antigas?

    1. Pois você faz muito bem, Angelica! Eu estou aprendendo ainda a lidar com estas coisas de contas, de prazos, de pendências… Cuidar de uma casa é difícil, né? Ainda bem que tenho pessoas legais me dando força e me ensinando bastante :)
      Obrigada por sempre passar por aqui!

      Curtir

  1. Hehe, que grata surpresa, minha pasta é igual a sua…Que coisa infernal essas contas. Essa semana estou atrás do bendito histórico escolar da minha filha. Não acho nem a pau, meu próximo passo será apelar para São Longuinho! Sobre seu comentário, se quiser usar tecido numa parede ou qquer outra coisa, aposte em estampas pequenas, camuflam as imperfeições de primeira viagem que é uma beleza. Beijo!

    Curtir

    1. Pode confiar que o santo ajuda haha! Minha vida virou uma alegria depois de encontrar esta pasta. Facilitou muito, fora que economizei bastante espaço e tempo.
      E vou aproveitar uns restos de tecidos da minha sogra, que ela costura, e farei o teste. Te conto se fui capaz haha! Um beijo!

      Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s