Sabão de coco na pia

Sabão de coco na pia

sabão de coco feito com óleo de cozinha

Há algum tempo, vi em uma de minhas pesquisas que o sabão em pedra agride menos o meio ambiente em sua fabricação do que o detergente líquido. Por isso, decidi fazer o teste e integrar o sabão de coco à pia de casa, com a aprovação do namorado (que divide a louça suja comigo).

Bom, testei e, infelizmente, o que tenho a dizer é: Desculpa, meio ambiente, mas a versão líquida do produto é melhor!

E é melhor não apenas porque rende mais na buchinha, faz menos bagunça e é mais fácil de ser guardado, mas também porque a pedra de coco, depois de um tempo, começa a ter um cheirinho não muito bom. Não que seja fedida, mas tem cheiro, sabe? E para mim as coisas não devem ter cheiro nenhum.

Vou explicar melhor os contras que citei acima:

– o detergente líquido rende mais “por lavada”: não sei se porque o em pedra é mais difícil de passar, aí ele não adere bem à superfície áspera da bucha… talvez seja isso. Fato é que você precisa a toda hora esfregar mais um pouco para limpar bem a louça;

– bagunça e a hora de guardá-lo: a pedrinha vai derretendo na pia ou no pote que você a guarda e virando uma gosminha. É nojentinho. Além disso, chega um momento da vida que o sabão quebra e você tem que lidar com os pedaços tortos dele. Não funciona.

Agora, os prós:

– um bom jeito de guardar o sabão e evitar alguns problemas é colocá-lo num recipiente quase que do tamanho dele, assim você não precisa esfregá-lo na bucha, mas sim esfregar a bucha nele. Isso não evita a formação da gosminha, mas já evitará que a pedra quebre;

– outra técnica que aprendi é que dá para ralar o sabão (no ralador comum, mesmo. Mas limpe bem depois, porque os buraquinhos acumulam o bendito!). Os pedacinhos que surgirem, você bota em uma garrafinha e acrescenta água, dá uma chacoalhada e faz de conta que a mistura é detergente líquido. Não testei, mas me pareceu funcional. Vou aproveitar os restos do sabão que tenho para fazer isso.

Resultado: para mim, nesse jeito que expliquei aqui para vocês, não aprovei. Em compensação para tirar manchas de roupas o sabão de coco é imbatível!

E você, já fez o teste por aí?

2 comentários sobre “Sabão de coco na pia

  1. Sabe que outro dia mesmo pensei nisso… Lembro que minha avó usava e dizia que dava brilho nas panelas. Pensei em testar, já que sabão de coco não falta aqui em casa. Mas como também não gosto de cheiros….

    Curtir

Gostou? Me conta!

