Yakissoba

Yakissoba

Gente, fiz um yakissoba neste final de semana que foi para matar de tristeza os japas, chineses e vizinhos. De qualquer forma, ficou gostoso e vim compartilhar por aqui. Fica vendo!

 

Ingredientes:

Tudo o que tiver na geladeira

1 brócolis

2 cenouras (coloquei uma só e ficou uma merreca! Então, aconselho duas)

1 cebola

1 pimentão vermelho

1 pimentão amarelo

300 g de carne (eu usei carne vermelha e nem sei dizer de que tipo, porque minha sogra manda tudo congelado para cá, mas pode ser peito de frango, também)

250 g de macarrão (usei daquele que já é próprio para yakissoba, mas dá para ser um miojão, mesmo, né?)

Primeiro, pique tudo, carne e legumes. Tente cotar tudo meio que do mesmo tamanho, que é para cozinhar por igual. Minha mãe um dia me ensinou a fazer yakissoba e me fez cozinhar todos os legumes separadamente, mas numa versão que encontrei na internet dizia que não tinha problema de cozinhar na mesma panela. Optei pelo mais prático, é claro, e joguei pimentão, cenoura e brócolis numa água só:

um pimentão vermelho e um amarelo, o brócolis e a cenoura. Ficou bonitão, né?

Mesmo levando o molho depois, gosto de temperar tudo com sal e pimenta (só para constar).

Reparou que a cebola não tá aí com os parentes legumes? Meio que burlei a receita e fritei a cebola com a carne, simplesmente porque ADORO aquele cheirinho que se espalha pela casa toda. Portanto, se quiser seguir o passo a passo, junte a cebola nesta panelada aí de cima. Se não, faça como eu:

carne e cebola fritas no azeite, temperadas com sal e pimenta

Nada precisa ficar muito tempo no fogo, tá, gente? Principalmente o macarrão, que se não ele fica molengo, sabe?, absorve muita água e não dá aquela textura do yakissoba, mesmo. Mas, como tudo na vida, gosto é gosto e não tem discussão.

(Só para constar 2: não tirei foto do macarrão porque não precisa, né?!)

Depois de tudo estar no pontinho certo, que, como disse acima, não é muito mole nem muito duro, é hora de fritar e acrescentar o molho. Eu usei a própria panela na qual fervi o macarrão para isso: tirei os fiozinhos para escorrer, joguei um azeite na panela, coloquei a carne, os legumes e voltei o macarrão. Depois de uma mexida boa, juntei o molhinho de soja (aproximadamente uns 100 ml, mas é meio no olho, esta parte).

Resultado:

e ficou assim :)

OK que não tenho uma câmera boa e meu celular não sabe o que é foco, mas ficou com uma carinha boa, não acha? O gosto também ficou bom! Claro que não se compara aos restaurantes japas que existem em Curitiba, mas dá para matar a vontade sem gastar muita grana, o que já basta de motivos para me convencer a amar a minha versão de yakissoba! Não é muito rápida de fazer e dá um leve trabalho, porque tem que picar tudo e depois ficar mexendo, mas vale a pena.

Você faz diferente? Coloca mais ingredientes ou menos? Tem algum segredinho na hora de preparar? Contaí que quero experimentar!!!

Gostou? Me conta!

