Aprendizados

Aprendizados

Quando comecei o Minha Casa, Minha Lida, foi bem com a ideia de aprender e ensinar qualquer coisa referente a casas, fosse decoração, receita, limpeza, entre outros assuntos. Pois passados apenas dois meses (este foi meu primeiro post por aqui, no dia 4 de julho), sinto que já aprendi muito, tanto com as pesquisas que faço para criar os posts quanto com todo mundo que contribui para que o Minha Casa, Minha Lida seja realmente um canal de troca de experiências. Por isso, resolvi listar meus aprendizados e espero que cada pessoa que passou por aqui até agora para contribuir com dicas e sugestões saiba o quanto tem feito parte desta mudança que, aos poucos, vai ajeitando minha lida diária.

Na entrevista com o Pablo foi que criei vergonha na cara e decidi que é preciso reservar um tempo do dia para cuidar da casa, mesmo que seja meia horinha. O menino trabalha horrores, não mora na mesma cidade em que fica o emprego dele, mesmo assim arruma disposição para botar as coisas em ordem. Por que eu não poderia fazer o mesmo? Então, provei a mim mesma que poderia, e fiz. Hoje, quando volto para casa depois de nove horas na editora, já paro direto na pia da cozinha. Aí lavo a louça e sigo pela casa vendo o que precisa ser feito (o que inclui, é claro, limpar coco e xixi do Kinder). Assim consigo manter tudo no lugar sem ter que me matar durante os finais de semana dando uma de Marinete intensiva.

Neste vídeo da RPC, a organizadora doméstica Simone Koch ensinou uma coisa que achei bem legal: não precisa fazer faxina das pesadas toda semana. Esta de arrastar móveis, limpar o teto e os armários e perder as unhas é só uma vez por mês. Tranquilizador, não? Além disso, ela conta um segredinho para afastar aranha-marrom: água com querosene (achei ótimo, porque sofro horrores por ter medo deste bichinho!).

Quando falei sobre a melhor forma para guardar os alimentos na geladeira (aqui), aprendi muuuita coisa legal – e tenho seguido algumas à risca! Hoje, cada coisinha que vai entrar na minha geladeira passa primeiro pela água da torneira. Além disso, tiro tudo o que dá das embalagens (tipo queijo, frutas, saladas, etc) e guardo separadinho em potinhos. O mesmo faço com os ovos: passo-os pela água corrente e os guardo em um pote de vidro com tampa.

Também aprendi que é legal levar um presentinho quando for fazer uma visita a um amigo (aqui). Não precisa ser nada muito elaborado ou caro. Com criatividade e disposição, fica fácil de agradar qualquer um :)

No post “Sem Desperdício“, contei da minha meta de reduzir gastos e atos de consumismo. Vejo o armário cheio e tenho preguiça de usar o que ele guarda, aí corro para o telefone para pedir pizza ou então vou ao mercado com a desculpa de que não tem nada bom em casa. Mas chega disso! Cadê o respeito pelo meu dinheiro, não é?

Teve também o dia em que convidei a Letícia, uma amiga nutricionista, para escrever no blog (aqui). Adorei tudo o que ela disse e aprendi que não adianta tratar apenas um problema anulando todo o contexto. Muitas pessoas que vivem brigando com a balança, com certeza, não devem saber que as gordurinhas a mais não estão ligadas somente aos doces e frituras. É preciso dar atenção a tudo!

Recebi duas dicas para limpar a casa no post sobre o Kinder, meu cachorrinho. A Marina e a Débora me ensinaram algumas receitinhas que, assim que eu fizer o teste, vou contar o que achei. Ainda não comprei os produtos que as meninas indicaram, porque, como disse acima, primeiro tenho que aproveitar o que está à disposição no armário.

E por enquanto é isso, gente. Estou adorando isso aqui hehe! Espero sempre ter esta ajudinha como resposta, porque enquanto eu tiver novidades (o que deve ser mais ou menos para sempre), vou dividir por no Minha Casa, Minha Lida – que, na verdade, está mais para NOSSA Casa, NOSSA Lida :)

Beijo!

Gostou? Me conta!

