Hamburguinho

Hamburguinho

Estreando categoria no blog :)

Todo final de semana, fico um bom tempo pensando no cardápio e sempre deixo o mercado para última hora. Resultado: dificilmente faço algo realmente bom, porque sou preguiçosa e indecisa. Vendo meu dilema, meu namorado sugeriu que eu fizesse um caderninho de receitas virtual, publicando aqui no Minha Casa, Minha Lida algumas coisinhas práticas, rápidas e baratas, que podem resolver a situação quase sem trabalho algum.

Para começar, então, aproveitei o almocinho simples de domingo para fotografar os passos e dividir com você. Como a gente estava com bastante pressa, por causa de um compromisso na parte da tarde, a saída foi apelar realmente para o mais básico: salada de alface, tomate e azeitona temperada com limão e sal, arroz branco (que foi o Wes quem cozinhou) e hamburguinho, que é a parte que vou contar aqui.

Não sei na verdade de onde surgiu esta receita, mas minha mãe sempre fazia para mim e meu irmão lá na casa dela. Eu gostava muito e, quando parti para a vida forever alone, levei a receita comigo. Como tenho costume de alterar um pouquinho os ingredientes, pode ser que ela nem tenha me ensinado exatamente assim. Então, mãe, se estiver errado, me avise, mas faça o teste com o meu jeito, também, porque fica beeem gostoso!

Vamos lá!

 

Ingredientes:

500 g de carne moída (pode ser patinho, acém, filé mignon, alcatra… tudo depende da sua riqueza);

1 pacote de creme de cebola (que já tem a farinha, que dá a liga, e o tempero junto);

1 ovo.

aqui os três ingredientes juntos. Não dá para esquecer, né?

Coloca tudo em uma tigela e mistura com a mão, mesmo. É bem uma terapia, na verdade. Vai apertando a massa até que todos os ingredientes tenham virado um só. Fica grudento, tá, gente? Aí vem a parte mais trabalhosa: fazer bolinhas e amassá-las para ficarem no formato de mini-hambúrgueres. Você pode fazer do tamanho que quiser, mas eu prefiro fazer fininho, que é para não correr o risco de não cozinhar por dentro. Veja só como ficam:

o tanto de carne que uso dá para fazer este tanto da assadeira e mais uns sete bolinhos do mesmo tamanho, que coloquei em outra assadeira

Minha mãe, quando faz, frita no óleo. Mas, como já comentei, o Wesley tem mania de pouca gordura no preparo das refeições e aí adaptei para a versão assada, embora a frita seja mais gostosa! E coloquei papel alumínio na assadeira que era para não grudar a carninha, mas se a sua for antiaderente não precisa :)

Depois de 10 minutinhos no forno com fogo médio, virei os hamburguinhos para dourar dos dois lados. Mais cinco minutinhos e saíram assim:

hamburguinhos prontos

E pronto! Mega fácil, né?

O que achou? Garanto que fica bem gostoso! É claro que dá para incrementar, colocar umas ervinhas entre os ingredientes, calabresa e bacon moído, uns pedacinhos de queijo… É só usar a criatividade!

Faça o teste e depois me conte!

Gostou? Me conta!

