Dicas pra guardar os alimentos

Dicas pra guardar os alimentos

Ouvimos tanta coisa por aí que fica difícil de saber qual a melhor forma de fazer isso ou aquilo, não é verdade? Eu mesma, descobri, faço milhares de coisas erradas na hora de cuidar da casa. Por isso o blog tem sido muito útil pra mim (e espero que pra você também).
Dia desses, vi uma matéria do portal IG sobre a conservação dos eletrodomésticos que me fez pensar em outra coisa: o armazenamento dos alimentos dentro da geladeira. Então fui pedir ajuda às universitárias (e profissionais formadas também, é claro): Bruna Covacci (que mora com os pais), Fernanda Mello (mora com amigas), Ana Paula Santos (mora com amigas, também) e Juliana Hinterlang (que mora sozinha). Conclui que faço muita coisa errada, mesmo, mas que não estou sozinha nessa. Veja só!

Onde guardar os ovos
Eu os guardo na prateleira superior da porta da geladeira, bem pertinho do congelador (pelo menos, fazia isto até começar esta pesquisa). Entre minhas convidadas, as respostas variaram, assim como em minhas pesquisas. A verdade é que quando o assunto é este todo mundo fica meio confuso – até os especialistas. Talvez a Ju tenha a atitude mais correta: ela guarda os ovos lavados no interior da geladeira, não na porta, em um pote com tampa.
Nesta de deixá-los bem limpinhos, segundo entrevista que o especialista da Vigilância Sanitária Rui Andrade deu ao programa Mais Você, é preciso deixar os ovos por 10 minutos em uma solução de água e vinagre. Só que tem uma coisa: um dia, assisti ao Mais Você (não foi no mesmo dia que este Rui apareceu) e tinha uma mulher lá que, se não me engano, era nutricionista. Ela disse que lavar os ovos antes de guardá-los é perigoso, pois pode “afinar” a casca e eles correm o risco de serem contaminados. Como eu disse, o assunto é confuso e não há respostas definitivas.

Como armazenar restos de comida
Se você coloca a panela na geladeira, bem-vinda ao meu time. Faço, sempre fiz e acho difícil que deixe de fazer um dia. Mas tá errado, gente! Certo é fazer como a Ana, que guarda a comida em potinhos individuais e tampados, e como a Ju e a Fer, que colocam o recipiente nos espaços intermediários do refrigerador (naquelas prateleiras do meio). As prateleiras superiores (próximas ao congelador) devem ser reservadas pra alimentos que estragam mais rapidamente, enquanto que as mais baixas hospedam as frutas, verduras e legumes.

Nada de coisas quentes na geladeira
Quem nunca colocou uma panelinha quente na geladeira? Todo mundo, vai. A Ana Paula admitiu que faz isso e ainda comentou que faz imaginando que não é o certo. E não é mesmo (nem se for pra esfriar o brigadeiro, tá, Ju? rs). Ao colocar algo quente dentro do refrigerador, o motor do aparelho precisa trabalhar muito mais pra igualar a temperatura interna e aí gasta mais energia (e quem paga é a gente, né?). Outro problema é a troca de calor entre os recipientes, pois ela pode alterar o estado de conservação do alimento do pote frio. Ou seja, vale a pena esperar um tempinho antes de guardar a comida.

Primeiro, lave. Depois, guarde
Nada de enfiar as compras direto na geladeira! O bom exemplo desta vez é a Fer, que lava até as embalagens de leite, iogurte e outros pacotes. A Ju lava as frutas, pra ficar mais prático na hora de comer (coisa que eu havia indicado como correta neste post), mas acontece que se você lava as frutas e não lava o restante dos produtos que vão ao refrigerador, automaticamente, permite que o moranguinho, a maçã e companhia voltem a ser contaminadas com bactérias. Então, não se engane: é preciso lavar tudinho!
Agora, fazendo um exercício mental, imagine realmente o quanto de sujeira que não tem em uma garrafa de refrigerante que passa dias e mais dias ali na prateleira do supermercado. Aí você simplesmente a guarda junto com os outros alimentos que você consome no dia a dia? #nojinho Precisamos parar de agir assim.

Por hoje, é isso! Espero que você tenha gostado desta conversinha de amigas :) Se estiver animada, responda a estas perguntas também e envie pelos comentários! É sempre bom saber que tem mais gente no mesmo barco, né?

Fontes: BBELVizinho NovoDicas e Receitas e Acessa.

Beijo,
@marianagatzk

curta a fan page do Minha Casa, Minha Lida!

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas pra guardar os alimentos

  1. Sou tão errada que não servi de exemplo para nada. Ainda bem que eu moro com meus pais, no dia em que tiver uma casa – depois de muito tempo lendo o Minha Casa Minha Lida, tenho certeza de que saberei como agir.

    Curtir

Gostou? Me conta!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s