Frutas da estação

Frutas da estação

Até começar este post, eu só sabia de uma coisa sobre o tema: morango é fruta de inverno. Quanto ao restante do pessoal da quitanda… #puff! E aí, quando entrava num site que dizia pra eu dar preferências às frutas da estação, pensava logo em morango com Nutella, morango com Leite Moça, morango com açúcar, morango com creme de leite, fondue de morango, morango com doce de leite (testado e aprovado recentemente). Se pra você também é assim, então prepare-se pra mergulhar no mundo da pera-uva-maçã-salada mista!
Vamos começar por ele, o doce moranguinho. Além de delicinha, ele é cheio de atrativos à vida saudável. Segundo o portal MdeMulher, o morango é rico em minerais, vitaminas e fibras, além de fazer um bem danado ao cérebro, à memória e ao desenvolvimento do sistema nervoso. E ainda dá pra aproveitar as folhinhas, gente! O chazinho feito com elas é diurético e de quebra ajuda a purificar o sangue. Muito melhor do que a gente imaginava, né? Mas o MdeMulher acendeu um alerta: se você cortá-lo ou picá-lo demais, o morango perde os antioxidantes.
Entre a laranja e suas “parentas”, sobra vitamina C, responsável por preservar a elasticidade da pele, prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce. Essas frutas ainda são ricas em fibras e nos protegem  de infecções, auxiliam na formação dos ossos, dentes e na cicatrização. Aos que vivem de regime, as “laranjinhas” são ainda melhor, pois, se ingeridas dez minutos antes das refeições, evitam que os alimentos sejam transformados em glicose.
Outra rica  em vitaminas (A, C e do completo B) e minerais (potássio, silício, ferro, magnésio, enxofre, fósforo e cálcio) é a pera. Amiga da balança, ela auxilia no emagrecimento e na perda de barriga, porque é rica em fibras insolúveis (mas é uma milionária, esta fruta, hein!) – ou seja, dá a sensação de saciedade. Dica pra não deixar a pera escurecer: pingue umas gotinhas de limão sobre ela depois de cortá-la.
Já a boa e velha maçã, além de saborosa, oferece ao nosso organismo vitaminas B1 e B2, niacina (que é a vitamina B3) e sais minerais (como fósforo e ferro).
A versão gala, a mais popular durante o inverno, tem poder antioxidante, previne o colesterol e diminui os riscos de doenças pulmonares. Conhecimento público: ela é ótima pra limpar os dentes, caso você esteja na rua sem escova ou pasta na bolsa (inclusive, pra quem tem cachorrinhos, pode dar uma maçã por dia a eles sem problemas, porque ajuda a limpar os dentinhos).
Também tem o figo (que eu adoro!). É calórico, mas o chocolate também é, né? Portanto, dá pra substitui-lo tranquilamente, ainda mais conhecendo as vantagens da fruta: fortalece o organismo e contribui pro desenvolvimento mental. De acordo com o Mundo das Tribos, o figo ainda é um poderoso energético natural.
Faltou a banana, uma de minhas frutas preferidas. É fácil de descascar, fácil de comer e fácil de carregar, além de ser ótima pra controlar a pressão arterial, evitar dores musculares e cãibras (tipo o Guga que comia bananas nos intervalos das partidas de tênis que disputava). Alguns estudos, segundo o Mundo das Tribos, ainda dizem que a fruta é uma forte aliada contra a depressão. Vale experimentar!
Como seria injusto eu falar apenas das frutas que gosto, darei um espacinho pro abacate, também. Além de eu não achá-lo muito gostoso, ele ainda é cheio de gorduras, embora contenha muitas proteínas e seja super versátil na culinária (servido doce ou salgado), como explica o site da marca de biscoitos Triunfo. De qualquer forma, é um fruto de inverno e por isso está aqui nesta listinha.
Lista, aliás, que parece não acabar nunca (eu que nunca imaginei que tantas frutas fossem típicas de inverno estou achando tudo bem curioso). Diz lá no site do programa Mais Você que o caqui, a pinha e o abacaxi também estão com tudo nesta época gelada do ano. Sendo assim, opções não faltam. Tem fruta de tudo que é cor, sabor e estilo, basta escolher (e afirmo isto pra mim mesma, pois já contei meu dilema sobre alimentação saudável aqui no MCML). Agora, só falta ir ao mercado, fazer a feira (com moderação, como ensinou minha mãe nos comentários do post “Pergunta: você come frutas?”), guardar as compras já lavadas na geladeira, em potinhos individuais e deixar a preguiça de lado.
Se você souber de outra fruta de inverno que não citei, conte nos comentários!

Pós-data: aqui tem dicas sobre como armazenar as frutas.

Até mais,
@marianagatzk

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