Gourmet: você come frutas?

Gourmet: você come frutas?

Tem coisas que assustam a gente, né? Histórias de assalto, monstros escondidos embaixo da cama, pessoas capazes de atos insanos… Recentemente, o que me assustou foi um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Panamericana da Saúde (Opas): pelo menos 60% das mortes do mundo poderiam ser adiadas se as pessoas adotassem hábitos mais saudáveis em sua vida – como consumir 5 porções de vegetais ao dia (CINCO! #caradeespanto).

Eu não passo nem perto disso. Primeiro, não acho que frutas, saladas, vegetais e verduras tenham sabores incríveis. Segundo: é muito mais prático carregar um pacote de bolacha na bolsa do que uma laranja. Minhas justificativas são puramente baseadas na preguiça. Mas diga aí: você não tem preguiça, também? Não acha mais prática a alimentação industrializada?

Foi na tentativa de me alimentar melhor que busquei algumas dicas e encontrei uma matéria bem legal da revista Viva Saúde falando sobre o assunto (aqui). Segundo ela, devemos dar atenção a 3 itens, que listo abaixo (e em frente coloco meu ponto de vista) pra tornarmos este consumo um hábito:

  1. Evite comprar uma grande quantidade de vegetais de uma vez. OK, evito. Mas aí preciso ir ao mercado/feira dia sim, dia não, e sei que não farei isso. Ou seja, ficarei sem os vegetais de qualquer jeito.
  2. Prefira vegetais da estação. Tem que fazer uma listinha e colar na geladeira.
  3. Deixe as frutas sempre à vista. Deixo, mas parece que nunca as enxergo quando tô com fome.

Agora, me diga: como é que você faz para comer frutas? Que não sejam as cinco porções recomendadas por dia, que seja uma porção, como você faz? Sem mãe pra dar uma forcinha no preparo das refeições, sem outros moradores pra dividir as uvas e não vê-las estragar, sem pai pra exigir o prato de saladas limpo ao fim do almoço… Tô exagerando? Será que sou um caso perdido?
Bom, se você tiver a receita, adoraria conhecê-la, pois realmente me assustei com os tais 60%.

Update 1: o post sobre as frutas de inverno foi feito! É só clicar aqui.
Update 2: descobri que lavar as frutas antes de guardá-las na geladeira não é tão bom assim, gente! Veja mais sobre o assunto, aqui.

Até mais,
@marianagatzk

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6 comentários sobre “Gourmet: você come frutas?

  1. Ain Mari, a verdade é que pe bem difícil consumir, mas sou a prova de que não é impossível.
    Pela manhã, ainda que correndo, dou um jeito de colocar a banana na refeição, seja com granola, com aveia, ou simplesmente pura.
    No meio da manhã, é indispensável um bom suco natural. Logo, frutas com água apenas.
    No almoço, a ideia mais prática que tenho é: ir a feira e quando retornar, já deixar o alface lavado na geladeira, dura em média uma semana, se não deixar molhado, assim, é só pegar as folhas quando quiser comer.
    A tarde, gosto de frutas mais molhadas, assim, não abro mão de um mamão, uma melancia, morango, uva e por aí vai.
    No jantar, procuro unir o pão integral ao alface e tomate, ou até mesmo rúcula.

    Acho que é uma boa ideia, tentar aliar as frutas, verduras e legumes às refeições.

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    1. Ju, como você é saudável! Me impressionei! Eu sou péssima. O integral, cereais e outras coisas até como bem, mas os vegetais, poxa… Vou tentar fazer igual a você. E também pensei em sempre carregar uma frutinha na bolsa, que assim quando der fome, não tendo uma porcaria, terei que comer a fruta, mesmo. Obrigada pelo “depoimento”, Ju hahaha Vou tentar me inspirar em você. Um beijão!

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      1. Eu acredito que seja mais fácil manter hábitos saudáveis no verão, quando uma refeição leve é bem mais saborosa do que hambúguer por exemplo. Mas no frio não tem como, de onde tirar inspiração para lavar uma maçã, comer uma melancia gelada ou então comer alface?! eu estou na fase preciso perder 2 quilinhos, então tento manter a alimentação equilibrada comendo vegetais cozidos, que particularmente adoro. Não é de todo saudável dependendo do tempero, mas vale como uma boa pedida! to adorando o blog!

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      2. Oi, Aline! Que bom te ver por aqui – e com elogio ainda hehe Fico feliz!
        Acho que chegar com as frutas em casa, já lavar todas e deixar na geladeira facilita um pouco na hora de comer, justamente porque elimina uma etapa da mão-de-obra (e assim também só molhamos as mãos e passamos frio uma vez hehe). Mas realmente o inverno pede refeições mais calóricas, né? Tipo feijoada, fondue hahaha
        Ah, e eu também adoro legumes cozidos! Brócolis e couve-flor com manteiga e sal fica muito bom! Já experimentou? O problema pra mim (e acredito que pra você também, já que tá morando sozinha, agora) é que comprar um brócolis é pedir pra estragar metade ou então comer brócolis três dias seguidos hahaha Aí enjoa :/

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  2. Meninas, na hora da compra, comprem somente uma porção. Aquilo que dá pra comer de uma só vez, menos a banana e a maçã, que duram mais. Dia 1-mamão e pera. Dia 2-banana e mexirica. Dia 3-maçã e laranja. Dia 4-banana e pera. Ao chegar com as frutas, lave-as e guarde em pote com tampa. De manhã, corte duas frutas em pedaços e coloque num potinho. Vai demorar 4 minutos. Vá comendo enquanto se arruma. Tampe e leve o restante pra comer as 10h. O suco de limão dá menos trabalho que o de laranja e e´tão bom quanto.. Corte um limão taiti com casca em 4 no sentido galhinho/ponta e retire o fiapo branco do meio. Coloque no liquidificador com 3 copos de agua gelada e bata por 2 minutos. Coe e adoce.

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    1. Gostei de ver, hem, mãe! hehe Obrigada! Depois do puxão de orelha da Ju, me senti estimulada a comer mais frutinhas. Farei deste jeito que você ensinou, mesmo. O problema é que é muita coisa que tem que comer durante o dia, muito cheio de regras e aí nem sobra espaço pras gostosuras!

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